CLUBE DA LUTA

50-fight-club-1266960177fightclubUm filme sobre o simulacro da vida. Uma época em que não se tem nada para se orgulhar, uma sociedade que se sustenta por costumes vazios, esse é o tema central de Clube da Luta com direção de David Fincher. O longa é baseado no livro homônimo escrito por Chuck Palahniuk, publicado em 1996.

No mundo de aparências, o personagem de Edward Norton tem o que se imagina ser ideal nos tempos atuais. Ele trabalha como investigador de seguros e mora confortavelmente em um apartamento todo equipado. Porém, ele mais vive como um zumbi, envolvido em uma insônia que o faz nunca dormir ou ficar acordado de verdade. Uma depressão profunda que só diminui ao frequentar grupos de apoio de vários segmentos, dos homens sem testículos aos que sofrem de parasitas no sangue. Nesse universo, ele também conhece Marla Singer (Helena Bonham Carter), uma mulher que sofre dessa morbidez do dia a dia.

Em uma dessas jornadas, eis que surge Tyler Durden (Brad Pitt), um homem que prega o desapego e tem uma mente mirabolante e misteriosa. Ambos começam uma amizade de forma despretensiosa e que aumenta com a formação de um Clube da Luta. O importante desse embate não é vencer, não é um esporte, não tem nada de glamoroso. Tanto que o primeiro golpe do filme é um soco na orelha, nada bonito para um combate. As lutas servem para os homens vivenciarem uma verdade, algo realmente que falta nesses cotidianos falsos obrigados pela convivência. É uma maneira de todos espulgarem suas loucuras.fight_club_norton

clube-da-lutaA casa que hospeda os personagens de Pitt e Norton está caindo aos pedaços, nada é seguro, vive rangendo, tudo balança, funciona como uma perfeita metáfora do mundo contemporâneo. Durden defende a autodestruição para se atingir a liberdade: “Só depois de perder tudo é que ficamos livres para fazer qualquer coisa”. Eles zombam dos belos e idealizados anúncios publicitários: “Trabalhamos em empregos que odiamos para comprar porcarias de que não precisamos”.

Tyler Durden vende sabonetes caseiros, as madames que o compram são as mesmas que fornecer a matéria-prima principal: as gorduras das clínicas de cirurgia plástica que dominam o planeta.

Clube da Luta se passa no escuro, não existe nenhuma luz, nem mesmo nas cenas que se passam de dia. A narração se baseia em flashbacks que vão criando uma forma para cada expectador. O filme enfatiza um final calcado na aniquilação do sistema que domina o mundo, ou seja, o lado financeiro. Ao mesmo tempo, conclui gerando mais perguntas: Qual o nome do personagem de Edward Norton? Tyler Durden foi uma alucinação ou uma ideia como o serial killer de Zodíaco? Como a obra de Chuck Palahniuk, o longa de Fincher se inspira para criar um universo totalmente surtado.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s