EASTWOOD COMO BRONCO BILLY

BroncoBilly9Bronco-Billy-Japanese-posterDefinitivamente, Os Imperdoáveis relembra e sela todo o legado do western. Uma obra-prima, porém Bronco Billy também faz uma reflexão sobre o gênero, um filme melancólico sobre um Oeste Crepuscular, que ficou em um passado para nunca mais voltar. O protagonista é dono de um circo itinerante que tem como atrações números que evocam todo o poder do Velho Oeste com cowboys e índios.

A plateia está praticamente vazia, mesmo assim Billy sempre está pronto para fazer o que sabe melhor: acrobacias ao montar no cavalo, dar tiros em alvos parados ou em movimento, “o gatilho mais rápido do Oeste”. Apesar da boa vontade, a realidade é dura, o personagem está com problemas para conseguir uma assistente, os demais artistas estão irritados porque não recebem salários há meses.

A situação está bem complicada, tanto que o personagem de Clint e seu bando decidem assaltar um trem como se fazia tempos atrás. Porém, a agilidade dos vagões não é mais como as das primeiras locomotivas, o trem passa em uma velocidade que nem se dá conta das pessoas que estavam em seu caminho.

Bronco-Billy-1980-Sam-Bottoms-Bill-McKinney-Sondra-Locke-Clint-Eastwood-Scatman-Crothers-pic-10O que apenas valoriza o trabalho desses aventureiros do “Velho Oeste” são os olhares atônitos e curiosos de garotos que se sentem maravilhados com as esporas e o giro dos revólveres de Billy. Em uma das cenas, Clint fica em um plano idealizado, acima de qualquer um, enquanto emite mais um discurso de sua persona nos shows. A distância do céu diminui, um quadro que parece trazer um homem de outro mundo, um resquício de seus papeis inacessíveis como costuma interpretar nos faroestes.

Com em outros longas, Eastwood reúne um grupo e cria uma sociedade para si, como se todos não encaixassem nas convenções do mundo atual. Um ex – vendedor de sapatos que decidiu seguir seus sonhos, pode se dizer que foi impulsionado pelas atuações memoráveis de John Wayne, James Stewart e cia.Bronco-Billy-1980-Tessa-Richarde-Bill-McKinney-Clint-Eastwood-pic-2

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s