AJUSTE FINAL

Sepia_Crossing_by_SapphireDreamerposterO ano é 1929, tempos de lei seca. Leo (Albert Finney) é um veterano gângster irlandês, que detém o controle do lado leste da cidade. Para cuidar dos afazeres corriqueiros ele conta com Tom Reagan (Gabriel Byrne), seu braço direito. Entretanto, essa calmaria é quebrada pelo carcamano Johnny Caspar (Jon Polito), que também deseja tomar o controle do território. Claro, que a história tem que envolver uma mulher, no caso Verna (Marcia Gay Harden). Não se pode esquecer que as ações do vigarista Bernie Bernbaum (John Turturro) causa uma reação em cadeia.

Na trama mafiosa dos irmãos Coen, pode se dizer que foram incorporados todos os elementos do gênero: casacos escuros, bela fotografia de Barry Sonnenfeld, diálogos rápidos, precisos e ao mesmo tempo densos. É incrível como o silêncio nas produções que envolvem gângsters é primordial, as maiores ações acontecem na surdina, sem as exaltações dos filmes de ação. As mortes são secas como uma verdadeira tacada de bilhar.

Nesse ambiente de conflito, Tom Reagan parece ser o único a querer manter a paz, porém é o homem que mais se encontra na encruzilhada, por estar praticamente jurado pelos dois rivais. Todavia, o personagem sabe enxergar a situação por todos os ângulos. Não tem como não relembrar do personagem de Tom Hagen de Robert Duvall em O Poderoso Chefão. Além dos nomes parecidos, ambos são astutos e usam a conversa p ara resolver as situações.

large_millers_crossing_blue_blu-ray_2Ajuste Final é uma dança de chapéus, no sentido figurado e literal. Como as laranjas no clássico de Coppola, eles também sempre estão nas cenas cruciais, principalmente quando alguém está prestes a ser executado. A produção foi um verdadeiro fracasso de bilheteria, foi lançada em 1990, mesmo ano do magnífico Bons Companheiros. Por mais que tenha sido ofuscada, é mais um trabalho dos Coen de se elogiar.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s