DUAS MENTES BRILHANTES

irmaos_coen_01blood-simpleEm 1984, foi lançado Gosto de Sangue, primeiro filme da carreira dos irmãos Joel e Ethan Coen. Já no prólogo deste, ouvimos a voz de um narrador apresentar o que será o universo que virá a seguir. Naquela peculiar releitura do noir, o narrador acaba por se tornar vítima da lógica anunciada por ele próprio: “… nada vem com uma garantia… Algo sempre pode dar errado”. Esta simples introdução serve não apenas para este debut, como se adapta perfeitamente a toda obra da dupla de cineastas. Estas linhas definiriam não apenas o destino dos personagens de Gosto de Sangue, como serviriam de base para compreender todo um universo criado pelos Coen e uma série de personagens azarados que viriam em seguida.

Escrevendo, dirigindo e produzindo juntos, os irmãos desenvolveram um estilo próprio, marcado pela releitura dos clássicos gêneros cinematográficos americanos, homenageando-os e recriando-os, sempre numa roupagem original. Com roteiros impecavelmente bem desenvolvidos, cheios de reviravoltas improváveis e dotados de uma narrativa pouco convencional, os Coen nos fazem acompanhar as desventuras de seus personagens, aparentemente pessoas normais, mas com uma tendência quase inexorável ao erro e que se envolvem, quase sem querer, em situações pouco comuns e muitas vezes hilárias.

 Fargo-posterNeste universo imerso em profundo humor negro, combinado com uma excentricidade bem dosada, ironia extrema e, muitas vezes, uma violência brutal, os cineastas misturam cuidadosamente o real e o surreal, com uma plasticidade única, uma ousada direção de câmera e uma lógica inusitada, criando filmes tão diferentes entre si, mas que ao mesmo tempo mantém uma inegável unidade. Firmando-se entre alguns dos nomes mais importantes de sua geração no cinema norte-americano, os irmãos cineastas seguem surpreendendo filme após filme, realizando importantes contribuições para a sétima arte ao longo de quase três décadas de carreira, transformando-se em ícones do cinema independente.

A mostra Irmãos Coen — Duas Mentes Brilhantes exibe, de 10 a 23 de agosto no CineSESC em São Paulo, todos os quinze longas-metragens realizados por Joel e Ethan Coen, desde o primeiro, Gosto de Sangue (1984), até o mais recente trabalho lançado, Bravura Indômita (2010). Além das exibições, será promovido ainda um debate em torno do tema “O cinema dos irmãos Coen e a transfiguração dos gêneros cinematográficos”, oferecendo ao público a oportunidade de realizar uma imersão completa no peculiar universo criado pelos realizadores ao longo de sua coesa filmografia, e comprovar a força, a criatividade e a originalidade que transbordam dele.

Misturando um cinema dito “de arte” e simultaneamente um estilo que dialoga com um público abrangente, os irmãos Coen vêm agradando a crítica e conquistando fãs ao redor do mundo, mostrando que ainda tem muito com o que contribuir para o cinema contemporâneo, mas que já são um verdadeiro clássico.

Veja a programação completa e mais informações aqui

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s