CENTENÁRIO FULLER

Samuel FULLER2the-steel-helmet-posterExistem histórias de que ele dava tiro para o alto ao invés de gritar ação. Samuel Fuller não era nada convencional, suas inquietudes viraram marca registrada em seus filmes e personagens pulsantes. Um cinema a margem da lei, que nunca levou um Oscar e foi travado ao ver Cão Branco ser engavetado. Porém, isso não o deteve, virou uma referência cinematográfica e influencia nomes como Martin Scorsese, Quentin Tarantino e Jim Jarmusch. Completaria 100 no último dia 12 de agosto se estivesse vivo.

Como diria o cineasta mais cinéfilo de todos:

“Quando reagimos a um filme de Fuller, reagimos ao cinema na sua essência. Movimento enquanto emoção. Os seus filmes desenrolam-se de modo convulsivo, violento. Tal como a vida, quando é vivida com paixão genuína.” Martin Scorsese

Em 1997, ano da morte de Fuller, Inácio Araújo soube colocar em palavras essa profunda perda no artigo intitulado: Morte De Fuller É Como Perder O Pai.

63562230“Há o cineasta que se admira e há o cineasta que se ama. Para os fãs de cinema, Samuel Fuller certamente estava nessa segunda categoria, e sua morte, aos 86 anos, na última sexta-feira, soa como uma catástrofe.

É um pouco como perder o pai ou a mãe. Mesmo que tenham 120 anos, nada nos consola da perda.

O que colocou Fuller nessa posição tão única? Em parte, o fato de nunca ter tido seu talento plenamente reconhecido, de ser uma espécie de pária, de trazer no sangue, nas idéias e imagens esse lado popular, plebeu mesmo, do cinema.

Defender Fuller, bater-se por seus filmes, torná-los inteligíveis era (ainda é) uma causa da cinefilia universal, porque os fãs de cinema sabiam que amar Fuller e compreender o cinema é quase a mesma coisa”.

Um ícone, um legado, uma história para o cinema.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s