SOLARIS

solaris-plantsApós enigmáticas transmissões dos remanescentes da estação espacial em órbita no planeta Solaris, o psicólogo Kris Kelvin é enviado para investigar e avaliar a crise que se abateu sobre a equipe de astronautas. Ao chegar lá, Kelvin se depara com o mesmo misterioso fenômeno que aflige a estação. Andrei Tarkóvski enfatiza mais a relação humana do que a ficção científica nesse filme baseado no romance homônimo do polonês Stanislaw Lem.

Ao invés de cenários sofisticadas pelo hiperespaço e visões antecipatórias de novas tecnologias, o filme acompanha meticulosamente mergulhos psicológicos por parte dos ocupantes de uma estação espacial atingida por estranhos fenômenos determinados pela proximidade de um planeta misterioso.

wel4aydx1KTFaaqkgSB8Q4LA4EL

Solaris é como se fosse um cérebro vivo, agente despertador de provocações, materializa pessoas desaparecidas e presentes apenas na memória dos astronautas. As alucinações são de carne e osso, fator que leva os tripulantes a avaliar a própria vida, a questão do ser e estar, a procura de uma identificação. Uma peregrinação.

2001asoNão é difícil fazer uma comparação com o clássico 2001: Uma Odisseia no Espaço (1968). A produção de Stanley Kubrick valoriza os artefatos tecnológicos, todavia como Tarkóvski, o mote principal de ambos os longas é questionar a existência e a origem da vida. Uma das melhores características em filmes de ficção científica quando bem exploradas.

O diretor russo escolheu bem as palavras para sintetizar sua obra que ultrapassa as viagens interplanetárias.

“É mais uma aventura que acontece dentro da consciência de um homem (…) e o objetivo da missão de Kelvin em Solaris é um só: mostrar que o amor é indispensável a qualquer vida”.

Solaris_12“A vida inteira orbita ao redor desta definição: transformar a si mesmo, e esse deve ser o único objetivo da vida de qualquer homem. Porém, eu não descarto a ideia de que o purgatório possa ser aqui mesmo, na terra…”.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s