O QUE É REALIDADE E FICÇÃO?

305619_10151245007794190_2030313668_nSentimentos e histórias que guardamos somente pra si, nos lugares mais profundos em que nem mesmo a sombra ousa enfrentar, enterrados, fatos que são difíceis de serem explorados, ditos e que revelam o que somos. Com direção de Leonardo Moreira, Ficção da Cia Hiato traz uma um espetáculo que une seis solos baseados em autorretratos, experimentos com relatos que navegam pela ficção e realidade. A ficção por meio da dramaturgia e experiência empírica dos atores. Será que os dois estão mesmo separados? Um consegue conviver sem o outro?

cia-hiato-ficcao2

 

ficcao_thiago-1mystiqueUma mulher que questiona o “fator irmã mais velha” e as personas que desenvolveu durante essa relação fraterna (Aline Filócomo); Outra que deseja se realizar como atriz ao idealizar um monólogo inspirado na pintora mexicana Frida Khalo e que viaja por sua obra e sofrimentos – Será o caminho da personagem? Da própria atriz? Das duas? – (Luciana Paes); Uma atriz que tenta acabar com uma imagem invisível criada por ela mesma e o mundo que a 2012_tf_com_fotos_alta_ficcao_1024x576_757x426rodeava (Paula Picarelli); Os costumes do mundo muçulmano e a idealização de uma filha (Maria Amélia); Uma atriz que cria um solo baseado no suicídio de um tio e descobre que estava se fundamentando em sua vida na verdade (Fernanda Stefanski); Um homem que procura realizar o projeto de um pai por meio de seu próprio projeto, além de enfatizar suas escolhas (Thiago Amaral).

Todas essas histórias estão costuradas no leque de Ficção, seis peças diferentes ou uma montagem com seis arcos distintos. Durante a encenação, o público é recebido por uma dramaturgia calcada na criação e nos limites da vida, uma fusão dos dois lados. Característica que implica questões envolvendo o papel do teatro e o sentido de ser, existir.

Quantos personagens interpretamos no dia a dia? No trabalho? Faculdade? Ou em qualquer meio social? Temos papeis diferentes quando estamos com amigos ou com família? Criamos personas de si mesmo e de pessoas que nos rodeiam no cotidiano? Vivemos a vida ou a ficção?

12284656Simplificando, o mundo é um verdadeiro palco. Portanto, a arte teatral é efêmera por não captar o mundo como ele é. Teatro é a própria vida. Mesmo nos momentos em que os solos partem para o lado mais ficcional, não fogem da realidade, são um pedaço de vida que está existindo em qualquer outro ser humano.

122781024

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s