DJANGOS TARANTINESCOS

10Franco Nero estava esquecido, mais foi ressuscitado com o cinema de Quentin Tarantino em Django Unchained. Essa é outra marca de sua filmografia que sempre trouxe de “volta a vida” nomes consagrados que andam no ofuscamento. Um jeito de ovacionar e homenagear seus mestres e influências, além de não esquecer os ícones do passado.06Além do herói de Sergio Corbucci, o novo longa do diretor colocou novamente nas telas Don Johnson, ele viveu Spencer “Big Daddy” Bennet no western tarantino. O ator ganhou notoriedade por suas atuações em séries policiais como Miami Vice e Nash Bridges.

21Em À Prova de Morte,  o misterioso Stuntman Mike é um dublê temperamental que se esconde atrás do volante do seu carro indestrutível. Kurt Russell estava há um bom tempo sem atuar em uma produção mais requintada, algo que fazia muito bem nos filmes de ação oitentista como Fuga de Nova York, Fuga de Los Angeles, Os Aventureiros do Bairro Proibido, de John Carpenter.

David Carradine, Sonny Chiba e Daryl Hannah foram os escolhidos para voltar com tudo na explosão de espadas e tiros de Kill Bill. Imagem5Carradine teve o grande start em sua carreira com a série Kung Fu ao viver Kwai Chang Caine, um monge Shaolin, mestre em Wushu, no Velho Oeste dos Estados Unidos (Influência das artes marciais orientais com o western mais uma vez).

Sonny Chiba ficou conhecido por ser um profundo conhecedor de artes marciais e por colocar em prática no cinema. Devido a sua habilidade, o ator japonês ensinou suas habilidades para vários atores de filmes de samurais, dentre eles  Jyunichi Haruta, Etsuko Shihomi,Hiroyuki Sanada, Tsuyoshi Ihara, e Shinichi Tsutsumi. Ele também incorporou um mentor para A Noiva ao dar vida a Hatttori Hanzo  e forjar a espada para a vingança da personagem de Uma Thurman.

Já Daryl Hannah trabalhou em célebres produções como Blade Runner, o Caçador de Andróides (Ridley Scott), Wall Street – Poder e Cobiça (Oliver Stone), Memórias de Um Homem Invisível (John Carpenter), Crimes e Pecados (Woody Allen). Sua beleza e a intensidade de sua persona serviram aumentar a presença de Elle Driver.04Pam Grier é a personagem-título de Jackie Brown, uma mulher que engana a polícia e um traficante para ficar com uma boa quantia de dinheiro. Sua atuação a deixou com mais evidência após um período de afastamento dos grandes holofotes. A atriz protagonizou Coffy (1973) e Foxy Brown (1974), ambos de Jack Hill e virou uma figura carimbada dos filmes de gênero blaxploitation, uma das maiores influências tarantinescas. 26No início dos anos 90, John Travolta estava colecionando papeis sem importância com filmes regulares no cinema. Seu trabalho em Pulp Fiction deu uma revitalizada em sua carreira, a crítica não economizou nos elogios ao seu personagem Vincent Vega, fato que resultou até em uma indicação ao Oscar.Imagem3Cães de Aluguel foi o pontapé na carreira de Tarantino, o diretor já tratou reviver logo dois pesos pesado no cast em seu primeiro longa:  Harvey Keitel e Michael Madsen. Ambos interpretaram dois ladrões de um bando que se prepara para um assalto a uma joalheria.

Keitel conheceu o jovem Martin Scorsese aos 26 anos de idade e começou a trabalhar com ele. Sua estreia foi com Who’s That Knocking at My Door? (1968). Eles se juntaram novamente em Caminhos Perigosos (1973) e a parceria continuou na década de 70 com Alice Não Mora Mais Aqui e Taxi Driver. Após essa época, o ator não engatou em projetos significativos e retornou com força totalmente somente nos anos 90. Já Michael Madsen não entra na sessão de ressuscitados, porém o ator se tornou mais do que respeitado ao viver o insano Blonde. Imagem6Samuel L Jackson pode entrar para a categoria Tarantino’s Man. Com o diretor, já são cinco parcerias, de protagonistas a pequenas participações. O ator foi o matador emblemático Jules em Pulp Fiction; o traficante bem de vida Ordell Robbie em Jackie Brown, o pianista Rufus que toca no ensaio do casamento da Noiva em Kill Bill; emprestou sua voz para ser o Narrador em Bastados Inglórios; e por fim, interpretou o escravo obediente Stephen em Django Unchained.

Ou seja, Tarantino está cercado de vários “Djangos” em suas obras. Qual é o melhor deles?

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s