MULTI-UNIVERSOS

tfile_image-5Universos é uma história sobre amor, física e mel. Roger, um apicultor, e Melissa, uma cientista, se conhecem em um churrasco. A partir desse primeiro encontro, Nick Payne traça uma relação com infinitos desdobramentos através de cenas que se repetem de formas diferentes e que possibilitam rumos diversos à história do casal. Roger estaria ou não interessado em Melissa? Eles dormem juntos na primeira noite? Melissa teve um caso com um colega de trabalho? Eles vão para um bar após um encontro fortuito? Baseado no conceito de que vivemos em um multiverso – múltiplos universos que coexistem simultaneamente – Nick Payne permite que o público construa sua própria história.

A cada mudança de cena ou de postura das personagens, propõe-se um novo universo, em um tipo de “crônica cubista”, como a peça já foi chamada por críticos no exterior. “Imagine jogar um dado seis mil vezes”, diria Melissa. Com uma linguagem ágil e lúdica que adiciona humor ao texto, a peça ainda trata de questões humanas pungentes como destino e livre arbítrio, quando o jovem casal se depara com a iminência da morte.

Para sua montagem, Zé Henrique de Paula conta que os conceitos da física irão contaminar inclusive a encenação e a cenografia. Ele conta: “Estou usando como ponto de partida a teoria da entropia, que afirma que o universo tende a caminhar da ordem ao caos”. As peças que completam a Trilogia do Amor são Ou Você Poderia Me Beijar, de Neil Bartlett, e Nossa Música, de Abi Morgan, ambas com estreia prevista ainda para 2013.

13052788Sobre o autor

O jovem dramaturgo britânico Nick Payne já tem uma trajetória impressionante. O primeiro prêmio que recebeu, o George Devine Award, veio logo com sua primeira peça encenada, If There Is I Haven’t Found It Yet. Em 2010, foi finalista do prêmio de Dramaturgo Mais Promissor do jornal londrino Evening Standard e, em novembro de 2012, sua mais recente peça, Constellations (aqui traduzida por Universos), recebeu o prêmio de Melhor Peça. Sua escritura tem sido saudada como ousada e inovadora.

Teatro do Núcleo Experimental
Rua Barra Funda, 637 – Santa Cecília
Tel.: (11) 3259-0898
Terça a quinta, às 21h
Espetáculo não recomendado para menores de 12 anos
Em cartaz até 25/4/2013

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s