VAI UM STEADICAM AÍ?

OgAAAAJTwkHqGU3FUrFhklyaPHr4jHrHI1bh7kR44nJtrqNd7b7UvVHT1nDms9Podn03_eb2KKjl1UP7jf5LEk-OFRUAm1T1UPonRivhbtaKNfRhGx7jbeBo1sIMsk-brown03Apesar de não aparecer em cena, ele é muito presente no cinema: Steadicam. Um equipamento criado por Garrett Brown em 1975, que consiste de um sistema em que a câmara é acoplada ao corpo do operador por meio de um colete no qual é instalado um braço dotado de molas, e serve para estabilizar as imagens produzidas, dando a impressão de flutuação.

Os principais acessórios que garantem a estabilidade suave são o braço isoelástico, que liga o colete ao poste, onde ficam a câmara, bateria e monitor; e o Gimbal, um sistema de rolamentos que gira livremente e suavemente tanto para os lados, como para cima e para baixo.

O primeiro filme na história a usar a Steadicam foi Rocky, um Lutador, de 1976. O filme O Iluminado, de Stanley Kubrick (1980) foi o longa que usou este recurso da maneira mais impressionante.

Alguns filmes aparecem no clipe acima que faz uma retrospectiva dessa tecnologia: Kill Bill, De Olhos Bem Fechados, Pulp Fiction, Os Bons Companheiros, Donnie Darko, O Iluminado,Nascido para Matar, Clube da Luta, e também algumas séries de TV.

Garrett Brown, que ganhou um Oscar em 1977 pela sua contribuição técnica ao cinema.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s