LANTERNA MÁGICA

GetResourcelanterna-mágicaEstá nas livrarias Lanterna Mágica, mais uma bela edição da Cosac Naif. Uma obra que disseca a vida de um dos maiores cineastas da história: o sueco Ingmar Bergman. A autobiografia tem passagens interessantes, como a conturbada relação do diretor com seu pai, um pastor protestante, e o momento decisivo em que descobriu a magia redentora do cinematógrafo, instrumento capaz de transformar um mentiroso em um grande artista.

O livro apresenta poucos detalhes sobre os filmes realizados e concentra-se nos pormenores da infância e formação no teatro. No entanto, em todo o livro, a voz do narrador se mantém inconfundível: o tom ácido e sarcástico, característico de Ingmar Bergman. Quem ficou encarregado pelo prefácio foi um dos seus maiores fãs: Woody Allen.

tumblr_mgkz4z3lyU1qf7r5lo1_r1_1280“Era evidente que estava diante de um mestre com um estilo pessoal inspirado; um artista com preocupações e intelecto profundos, cujos filmes se revelariam equiparáveis à maior literatura europeia”.

“É interessante que ele faça um desenho de cada cena antes de encená-la”.

“E há um comovente relato de como dirigiu Anders Ek, ator de diversos filmes seus, que desenvolveu leucemia e usou o seu próprio medo da morte para retratar um personagem de Strindberg. Bergman adora o teatro. É a sua verdadeira família”.

“Com uma história dessas, o sujeito é força a virar um gênio. Ou isso, ou ele acaba rindo, trancado num quarto de paredes espessamente estofadas pelo Estado”.

“Afinal, o quadro que se forma é o de um ser altamente emocional, sem grande facilidade para se adaptar à vida neste mundo frio e cruel, no entanto muito profissional e produtivo”.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s