ELYSIUM

Elysium-Wagner-Moura-05abr2013-01-700x470Texto: Renato Fernandes
Edição: Luiza Wolf

http://www.barulhonoset.com.br/especial/44-estreias-especial/190-wagner-moura-e-alice-braga-falam-sobre-elysium.html#comments

elysium teaser posterWagner Moura e Alice Braga falam sobre ‘Elysium’

Elysium, novo trabalho de Neill Blomkamp, só estreia em 20 de setembro no Brasil e está mantido em segredo a sete chaves, porém o Barulho no Set viu 10 minutos do filme em um evento da noite da última segunda-feira (8), organizado pela Sony Pictures em São Paulo. Os atores brasileiros Wagner Moura e Alice Braga estiveram na exibição para falar sobre o longa.

A trama se passa em 2154, onde o mundo é dividido em dois grupos. Os ricos vivem na estação espacial Elysium, enquanto os pobres ficam na Terra que se encontra em um estado de pura miséria e decadência. A secretária do governo Rhodes (Jodie Foster) luta para preservar a utopia criada no espaço, enquanto Max (Matt Damon)  coloca em prática um plano ousado para trazer de volta a igualdade entre as pessoas na Terra.

As primeiras cenas trazem um planeta devastado, dominado por uma tecnologia autoritária que manda e desmanda sob os olhares atentos dos androides e das naves que sobrevoam o céu. Uma vigilância constante, os seres humanos são avaliados por fatores qualitativos como se fossem apenas números em cadeia. Já Elysium representa o contraponto, é colorido, organizado, uma miragem para os menos afortunados que povoam a Terra.ElysiumWagner Moura  interpreta Spider, uma mistura de hacker e revolucionário que tenta usar artimanhas a margem da lei para levar o personagem de Matt Damon a Elysium. “Foi uma experiência incrível participar desse projeto cheio de efeitos especiais, Neill Blomkamp é um profissional inteligente, o seu cinema tem uma mensagem que ultrapassa barreiras e agrega outros temas, como é o caso da exclusão”, conta o ator.

As filmagens duraram em torno de cinco meses e passaram por Vancouver (Canadá) e Cidade do México. Uma de suas companhias no set foi Alice Braga, que entrou para o elenco por indicação do próprio Wagner Moura. Ambos já se conheciam e até atuaram juntos em ‘Cidade Baixa’ (2005), de Sérgio Machado. A atriz vive Frey, uma enfermeira que tem uma ligação no passado com o protagonista. “É uma mulher que amadureceu antes do tempo e passa por situações cercadas de emoções e dramas”, conra Alice. “O inglês é o idioma original, porém é possível identificar latinos, sul-africanos, sotaque europeu. Criar uma atmosfera multicultural era a principal intenção do diretor”.elysium-alice-bragaApesar de não serem fãs de ficção científica, os atores também falaram sobre suas ligações sobre produções do gênero. Wagner Moura foi o protagonista de ‘O Homem do Futuro’ (2010), de Claudio Torres, e destacou sua preferência pelo primeiro longa da trilogia ‘Matrix’ (1999), dos irmãos Wachowski, e pelo clássico ‘Blade Runner’ (1982), de  Ridley Scott. Já Alice Braga disse que vários roteiros desse estilo passaram pelo seu caminho – ela, inclusive, nunca tinha imaginado ser perseguida por um predador, como aconteceu no filme de Nimród Antal em 2010.

Em ‘Elysium’, Neill Blomkamp une sci-fi com caráter social como ocorreu em ‘Distrito 9’, seu primeiro longa-metragem. Em sua estreia, o diretor usou uma metáfora para o Apartheid ao retratar a segregação entre seres humanos e alienígenas em Johanesburgo, na África do Sul. O resultou deu certo e ficou evidente com as indicações em premiações e nos números de bilheteria. Resta aguardar para ver se seu mais novo lançamento repetirá o mesmo êxito.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s