BEYOND THE SPEED OF SOUND

0101 (1)Parece que foi ontem, mas já faz quase 20 anos daquele domingo fatídico de 1 de maio de 1994. O documentário Senna, de Asif Kapadia, nos faz relembrar de certas histórias que foram esquecidas na época de infância e ficaram meio deixadas de lado com o tempo. A personalidade forte e o espírito competitivo eram as maiores marcas desse gênio do automobilismo.

Senna queria correr, competir, o dinheiro e glamour extra pista não era seus principais atrativos. Não é à toa que vivia tendo estranhamentos e discussões com a  FIA e o seu presidente na época o francês Jean-Marie Balestre. Sempre colocou suas opiniões firmes e fortes durante reuniões entre os pilotos e dirigentes, mesmo que isso criasse complicações burocráticas para seu desempenho com as quatro rodas.

12O filme mostra cena de bastidores, arquivos familiares e entrevistas com pessoas que foram íntimas do piloto. Onde era o limite de Ayrton Senna? O que lhe inspirava para acelerar onde todos queriam frear? Sua determinação era imensurável, não tinha alcances. Tudo isso em função somente de uma coisa: competir.

Quando um jornalista pergunta qual foi seu maior rival nas pistas, Senna não fala de nenhum dos pilotos que correram contigo na F1. Ele volta aos seus tempos de kart e cita um adversário que o marcou. Essa era uma época em que se importava apenas correr, não existia nenhum dinheiro ou politicagem.10A rivalidade com Alain Prost merece um capítulo a parte. Apesar das brigas e discussões, a paciência que se esgotava, existia um respeito mútuo entre ambos, era uma disputa que os engrandecia como pilotos, como pessoas, um benefício contra a comodidade do esporte.

Quando chega o 1 de maio de 1994, mesmo já sabendo do fim, você deseja para que a corrida não acontecesse, que aquele dia não tivesse existido. Porém, infelizmente não é isso que ocorre…09

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s