LA VIDA DE LOS PECES

la-vida-de-los-peces-008la-vida-de-los-peces-caratulaO que é turista? É aquele cara que vai a um determinado lugar para marcar presença. Não tem nenhuma ligação com local, faz uma visita de médico, tira uma foto aqui e acolá, dá uma pequena volta, não cria, nem deixa raízes. Esse é o personagem Andrés (Santiago Cabrera) em A Vida Dos Peixes, do chileno Matías Bize. O protagonista mora na Alemanha há dez anos. Trabalha em uma revista de turismo, viaja constantemente e leva uma vida solitária, sem criar laços. Ou seja, o caráter turístico é levado ao pé da letra.

Antes de se instalar na capital alemã em definitivo, decide fazer uma viagem ao Chile para resolver pendências do passado, deixar de lado tudo daquela vida que não lhe pertence mais. Durante sua estadia, ele vai ao aniversário de um antigo amigo e, embora sinta que tem pouco em comum com o mundo que deixou para trás, o reencontro traz um choque de realidade.

la-vida-de-los-peces-2010-picture-1photo-La-Vie-des-poissons-La-Vida-de-los-peces-2010-3A ação acontece em um pouco mais de uma hora e tem como espaço apenas a residência. Andrés anda por cada cômodo da casa e reencontra uma parte de si, que se perdeu no tempo, toda uma identificação e história estão ali bem na sua frente. Como se fosse uma peregrinação, um verdadeiro purgatório. Um road movie que se desenrola em uma casa.

Todos esses valores ganham ainda mais peso com Beatriz (Blanca Lewin), seu grande amor. Um relacionamento que nem ele sabe mais porque chegou ao fim. Esse é o cerne da questão, talvez a principal pendência do passado que o fez voltar e o provoca a avaliar seu futuro com os olhares nostálgicos que o marcaram.

Um ótimo salário, independente, viajando pelo mundo, por mais que as aparências mundanas deixem Andrés no topo da cadeia alimentar do viés capitalista, ele é a reflexão da melancolia workaholic dos tempos contemporâneos. La Vida de los Peces tem um tempo que foge da corrente, não é a toa que o personagem vive um “estrangeirismo” e não se encaixa em qualquer lugar.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s