YASUJIRO OZU NA MOSTRA INTERNACIONAL

ozu_3dDedicado a expor suas preocupações sociais na década de 1930, Ozu terá três de suas obras exibidas nesta 37ª Mostra, ano de comemoração do seu 110º aniversário. Assim, os dramas familiares (gênero próprio do cinema japonês, chamado “Gendai-Geki”), Era uma vez em Tóquio (Tokyo Story), Flor do Equinócio (Equinox Flower), e A Rotina tem seu Encanto (An Autumn Afternoon) serão exibidos no evento, que apresentará também Uma Família em Tóquio (Tokyo Family), de Yoji Yamada, inspirado no filme do mestre japonês.

O cineasta inspirou outros diretores como Wim Wenders em “Tokyo-Ga”; Jim Jarmusch e Hal Hartley, que seguem de perto os seus ensinamentos nos Estados Unidos; e João Botelho, que realizou Um adeus português, influenciado por Tokyo Story. O diretor recentemente ganhou um box pela Versátil com cinco filmes mais um documentário.A ROTINA TEM SEU ENCANTO (SANMA NO AJI)

8719_9

1962 │ 113 min. │ Ficção

Elenco Chishu Ryu, Shima Iwashita, Shinichiro Mikami, Keiji Sada, Mariko Okada, Nobuo Nakamura

O viúvo Shuhei Hirayama, um militar que lutou na Segunda Guerra Mundial como fuzileiro naval, tem uma filha de 24 anos e um filho casado. Ele tem amigos da sua idade, a maioria companheiros de batalha. Um deles acredita que o Japão foi vitorioso. Shuhei começa a sentir o peso dos anos e percebe que está na hora de a menina se casar. Começa então a arranjar o casamento com um jovem indicado pelos amigos. O último filme de Yasujiro Ozu, que morreu um mês após o lançamento.

ERA UMA VEZ EM TÓQUIO (TOKYO STORY)

large_tokyo_story_blu-ray_3

1953│ 135 min. │ Ficção

Elenco Chishû Ryû, Chieko Higashiyama, Setsuko Hara

Shukishi e Tomi Hirayama moram em uma pequena vila beirando o mar interior. Um casalidoso, ambos decidem visitar seus filhos, já adultos, que moram na cidade de Tóquio. Quando chegam lá, eles notam que os filhos estão muito ocupados com suas rotinas diárias para prestar atenção nos pais, tratando a companhia como obrigação. Yasujiro Ozu inspirou-se no filme americano A Cruz dos Anos para criar seu estudo de conflitos geracionais em um Japão

pós-guerra.

FLOR DO EQUINÓCIO (HIGANBANA)

EquinoxFlowerStill

1958 │ 118 min. │ Ficção

Elenco Shin Saburi, Kinuyo Tanaka, Ineko Arima, Yoshiko Kuga, Fujiko Yamamoto

Wataru Hirayama é um homem de negócios que gosta de agir como conselheiro de relacionamentos com seus amigos, sempre com um ponto de vista calmo e objetivo. Porém, fica difícil manter a objetividade quando um rapaz pede sua filha Setsuko em casamento. O primeiro filme a cores de Yasujiro Ozu.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s