EDUARDO COUTINHO NA MOSTRA

Eduardo Coutinho 01Em homenagem aos seus 80 anos, a 37ª Mostra Internacional de Cinema fará uma retrospectiva para o diretor, considerado um dos mais importantes documentaristas do país. Completa a homenagem o lançamento do livro “Eduardo Coutinho”, uma coletânea de textos de e sobre o documentarista, editado pela Cosac Naify em parceria com a Edições Sesc e a Mostra. O diretor fará também dois encontros com alunos de cinema, sendo um na FAAP e outro no CINUSP.

O primeiro bloco do livro reúne dois ensaios e 11 entrevistas, além de 39 textos de crítica escritos por Eduardo Coutinho para o Jornal do Brasil, entre 1973-74. No segundo bloco da obra, estão os depoimentos de colaboradores do documentarista e, no terceiro, um conjunto de resenhas de época e mais de uma dezena de textos inéditos sobre a filmografia do realizador, escritos por cineastas e críti03102013123623_edu_coutinho_pvcos de várias gerações, como João Moreira Salles, Eduardo Escorel, Jean-Claude Bernardet, Ismail Xavier e outros.

Caracterizado pela sensibilidade e pela capacidade de ouvir o outro, Coutinho registrou as emoções e aspirações das pessoas comuns, sejam camponeses diante de processos históricos (Cabra Marcado para Morrer), moradores de um enorme condomínio de baixa classe média no Rio de Janeiro (Edifício Master) ou metalúrgicos que conviveram com o então sindicalista Luís Inácio Lula da Silva (Peões), filmes que farão parte da retrospectiva, que incluirá ainda o curta Porrada (2000), e dois trabalhos realizados pelo diretor para o programa Globo Repórter, onde foi editor de 1975 a 1984: Teodorico o Imperador do Sertão (1978) e Seis Dias em Ouricuri (1976).

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s