KUBRICK E MAIS KUBRICK

4

Depois da semana de aperitivo no Museu da Imagem e do Som, os filmes de Stanley Kubrick serão exibidos nas salas do circuito da Mostra a partir desta sexta, dia 18. A retrospectiva completa a vinda da exposição Stanley Kubrick a São Paulo; e a publicação do livro Conversas com Kubrick, de Michel Ciment, em parceria com a Cosac Naify e o MIS.
Conhecido por seu perfeccionismo e atenção a cada detalhe de seus filmes, Stanley Kubrick hoje é considerado um dos maiores cineastas de todos os tempos. A retrospectiva conta com seus filmes de destaque, como os polêmicos Lolita (1962), adaptação do romance de Vladimir Nabokov sobre um caso entre um escritor de meia-idade e uma menina; e Laranja Mecânica (1971), adaptação do romance de Anthony Burgess retratando a delinquência juvenil de forma delirante e visionária.

Além de destacar outras obras conhecidas do diretor, como o épico Spartacus (1960), a ficção científica 2001: Uma Odisseia no Espaço (1968), o drama de época Barry Lyndon (1975) e o filme de terror O Iluminado (1980), a retrospectiva também apresenta uma oportunidade de ver os curtas-metragens do início de sua carreira, alguns feitos quando ele ainda era fotojornalista de revistas como a Look: Day of the Fight (1951),Flying Padre (1951) e The Seafarers (1953). Também será apresentado A.I. Inteligência Artificial (2001), filme de Steven Spielberg que foi originalmente concebido por Kubrick nos anos 70. Acreditando que seu amigo Spielberg era o diretor ideal para a história, Kubrick lhe ofereceu o projeto.

Tendo como arte oficial a aquarela Rehearsal in the Rain, pintada por Christiane Kubrick, a 37ª Mostra orgulha-se de apresentar a retrospectiva completa do mestre. Confira a programação dos filmes:

DAY OF THE FIGHT
FLYING PADRE
THE SEAFARERS
A MORTE PASSOU POR PERTO
O GRANDE GOLPE
GLÓRIA FEITA DE SANGUE
SPARTACUS
LOLITA
DR. FANTÁSTICO
2001: UMA ODISSEIA NO ESPAÇO
LARANJA MECÂNICA
BARRY LYNDON
O ILUMINADO
NASCIDO PARA MATAR
DE OLHOS BEM FECHADOS
A.I. INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s