ANO DE KUBRICK NO BRASIL

2001-clavius-astronauts

2001_1Esse definitivamente é o ano de Stanley Kubrick no Brasil. Além de retrospectivas no MIS, Mostra Internacional, exposição, lançamento de Conversas com Kubrick, depois de mais de uma década longe das livrarias brasileiras, a Editora Aleph vai lançar 2001: Uma Odisseia no Espaço, a “versão estendida e mais detalhada” do filme de Stanley Kubrick publicada por Arthur C. Clarke  em 1968, logo após o lançamento do clássico nos cinemas.

Kubrick e Clarke trabalharam juntos no roteiro de 2001 e, enquanto o cineasta acertava os últimos detalhes do script, o escritor trabalhava no texto do livro. A edição brasileira conta com tradução de Fábio Fernandes  (responsável por Laranja Mecânica, também da Aleph) e vem acompanhada de diversos extras, como uma nota de Clarke na ocasião do falecimento de Kubrick e as traduções dos contos A Sentinela e Encontro no Alvorecer, que serviram de base para a criação tanto do livro como do filme. Para completar, o livro, que será vendido por R$ 54, vem em um box preto, imitando o icônico monolito alienígena do filme.

No alvorecer da humanidade, a fome e os predadores já ameaçavam de extinção a incipiente espécie humana. Até que a chegada de um objeto impossível, além da compreensão das mentes limitadas do homem pré-histórico, prenunciasse o caminho da evolução. Milhões de anos depois, a descoberta de um enigmático monolito soterrado na Lua deixa os cientistas perplexos. Para investigar esse mistério, a Terra envia para o espaço uma nave tripulada por uma equipe altamente treinada, assistida por um computador autoconsciente. Do passado distante ao ano de 2001, da África a Júpiter, dos homens-macacos à inteligência artificial HAL 9000, penetre a visão de um futuro que poderia ter sido, uma sofisticada alegoria sobre a história do mundo idealizada pela mente brilhante de Arthur C. Clarke e imortalizada nas telas do cinema por Stanley Kubrick.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s