JESSE E CÉLINE

Apresentação1Áustria, França e Grécia são os cenários que envolvem a saga de dois personagens que se encontram a cada nove anos nas telonas: Antes do Amanhecer (1995), Antes do Pôr-do-Sol (2004) e Antes da Meia-Noite (2013). A trilogia de Richard Linklater tem todos os cenários para uma história cheia de clichês sobre o mundo dos relacionamentos, todavia o alcance é bem mais profundo, tanto no humor, quanto na dramaticidade do tempo em torno dos protagonistas.

Antes do Amanhecer coloca o jovem americano Jesse (Ethan Hawke) e a estudante francesa Céline (Julie Delpy) em um trem de Viena frente a frente após fugirem de uma briga de um casal aparentemente alemão. Nessa adversidade, eles se encontram e começam falar um pouco de si.

before-sunrise1

Ele é um americano com todos os jeitos do Tio Sam, já ela se mostra sempre idealista. Dois universos distintos que aos poucos começa a se unir e passar por essas diferentes visões de mundo. No dia seguinte, Céline voltará para Paris, Jesse embarcará para os Estados Unidos. Os dois têm menos de 24 horas para se curtirem antes que o inevitável aconteça.

“Se há algum tipo de magia nesse mundo, deve estar na busca de compreender alguém, compartilhar algo.” Apesar das poucas horas juntos, os dois começam a dividir suas vidas nesse road movie sem carro, e sim com a paisagem da capital austríaca como companheira de viagem.

O passado, o presente e o futuro estão em pauta, mesmo com todos os ingredientes de um conto de fadas, a trama questiona sobre a longevidade das relações, o pra sempre aqui não tem vez, a tecla da realidade bate mais forte. A cumplicidade de ambos é explícita, no olhar, nos gestos, nas palavras, até o momento da despedida ao som do trem partindo da estação.bs-2

Em Antes do Pôr- do- Sol, os personagens estão em outra etapa da vida. Céline trabalha para uma organização de proteção ao meio-ambiente, enquanto Jesse está se consolidando como escritor e vai fazer uma divulgação em Paris.  Eles se encontram novamente, não por acaso. O livro do protagonista tem tudo haver com aquela noite nostálgica. Céline leu e também não conseguiu apagar aquele dia de sua memória.

Ambos ficam extasiados com esse novo encontro, surge na conversa o que poderia ter acontecido se eles tivessem mantido o relacionamento que iniciou em Viena. Já estariam cansados um do outro? Teria sido algo rápido sem nenhum aprofundamento? Os dois estão cansados de certos aspectos da própria vida, não são felizes, beirando os 30 anos querem dar a última cartada para ser feliz. A preocupação com a aceleração do tempo é nítida, o maior medo é o de não tentar e continuar na vida de aparências com um casamento fadado ao fracasso e um relacionamento de mentira.

Jesse precisa mais uma vez voltar aos Estados Unidos, eles só têm essa tarde juntos, precisa ser rápido. A conversa acontece nas ruas de Paris, quanto mais se aproximava a hora da partida, mais ele encontrava uma desculpa, ele não quer ir embora de novo. Ao som de uma música composta por Céline de um “fictício encontro com um tal de Jesse”, a tela se apaga.Screen-Shot-2013-05-30-at-2.06.19-AMPara quem queria saber o que aconteceu, a resposta vem logo nos primeiros minutos de Antes da Meia Noite. Jesse se despede do filho em um aeroporto da Grécia e dá de cara com Céline que está lhe esperando em frente ao carro. Essa não é a maior novidade, é no banco de trás que se encontra a maior surpresa: as filhas gêmeas do casal dormindo.

Com uma relação sólida há quase uma década, aparecem os conflitos que a convivência proporciona. Emprego, a distância do filho de Jesse que está nos Estados Unidos, as discussões e os desentendimentos de anos de vida juntos. O maior questionamento é sobre a perda do frescor da relação que ambos tinham no ter em Viena.

Em meio às ruínas da Grécia, tanto no lado histórico quanto no viés econômico, os dois têm contato com outros casais de gerações diferentes, tanto mais velhos, quanto mais novos. Fato que contribui para a reflexão do que eles foram e o que eles podem ser.Before-Midnight-3A trilogia é um filme só. Aos 20, 30 e 40 anos, as andanças de Jesse e Céline passam pelos mesmos temas, sem qualquer resolução. O mote é o compartilhamento de suas vidas e na câmera que os acompanha por todos os lados. Por mais que existam barreiras e mais barreiras nesse percurso (O exemplo começa com o casal alemão no início do primeiro filme), a magia deve estar no tentar como já fazem. Vale até uma viagem no tempo, para continuar tentando, mesmo não sabendo onde vai parar, pois o filme, assim como a vida é cheio de ambiguidades.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s