PETER O’TOOLE

O cinema completamente em blackout, o filme começa, sem nenhuma cena, diálogo ou quaisquer iluminação. A escuridão é preenchida pelo tom épico da melodia de Maurice Jarre. Foi assim que começou minha melhor experiência cinematográfica dentro de uma sala de cinema. Uma sessão realizada no Cinesesc na 36ª Mostra Internacional de Cinema. Era Lawrence da Arábia, de David Lean.

O'Toole, Sharif In 'Lawrence Of Arabia'

Todo aquele emblemático conjunto de imagens tinham uma vida sem precedentes, as cenas no deserto eram uma pintura, dava a sensação de que o sol poderia ser pego com as mãos. E não tinha nada de 3D. Perfeição em cada detalhe do trabalho de câmera e de um ator chamado Peter O’Toole, protagonista do longa.

Lawrence of Arabia 1083_RS2589_037903.jpgNunca venceu um Oscar sequer, conseguiu manter uma ótima atuação em O Leão no Inverno, O Substituto, entre outros. Todavia, é vivendo o grande Lawrence que o ator atingiu o ápice. A ambiguidade do personagem; sua inclinação para o lado ocidental mesmo sendo um tenente do Exército Inglês no Norte da África durante a 1ª Guerra Mundial; a barbárie e o populismo; características que revelam a multiplicidade dessa icônica figura que também é narrada na biografia de T.E. Lawrence (1888-1935), descrita no seu livro Sete Pilares da Sabedoria.

A vasta dimensão da trama mostra a impossibilidade de uma leitura única dessa aventura cheias de reviravoltas. Uma história que deixa algumas respostas e muitas perguntas, assim como fatídico Cidadão Kane, de Orson Welles. Peter O’Toole não está mais entre nós, como muitos heróis infelizmente, ele teve que deixar esse mundo.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s