HERE’S JOHNNY!

FireShot Screen Capture #008 - 'Watch The Shining (1980) Online for Free - Viooz' - viooz_co_movies_185-the-shining-1980_htmlgoya_the-sleep-of-reason-produces-monsters-los-caprichos-the-caprices-nr-43-1799Stanley Kubrick teve quase 50 anos de carreira e dirigiu 13 filmes no total, das quais boaparte são obras-primas. Além de navegar bem por diversos gêneros diferentes, uma de suas especialidades foi a imersão em cada filme, inspirações da literatura, arte, tudo era válido para sua concepção. Em uma de suas obras máximas está O Iluminado, de 1980.

Uma das cenas que mostram todo o poderio do repertório do diretor é quando Jack Torrance (Jack Nicholson) se encontra dormindo perto de sua máquina de escrever, a inquietude de seu sono parece mostrar que sua mente está sendo invadida, para perder a razão, enlouquecer definitivamente com os sons e gritos que saem de sua boca. Toda a composição dessa sequência é inspirada em O Sono Da Razão Produz Monstros, obra do espanhol Francisco de Goya. A imagem traz um homem adormecido sobre uns livros, perseguido por suas obsessões que são representadas por animais noturnos. Por mais que sejam diferentes o filme e a obra de arte, não se pode negar a apreensão insana de ambos os protagonistas.The Shining (1980)A loucura de Jack Torrance coube muito bem a Jack Nicholson, que com suas sobrancelhas e feições nada normais deram ainda mais vivacidade para o papel. O Iluminado é uma pintura, ainda mais com os enquadramentos e a cor vermelha nos claustrofóbicos corredores do Hotel Overlook.

O local é assombrado por uma tragédia do passado que insiste em voltar, principalmente na cabeça de Torrance. O dom do pequeno Danny (Danny Lloyd) e seus passeios de triciclo no silencioso hotel criam uma atmosfera única de medo e suspense que somente Kubrick é capaz de ter. Esse clima já está logo na primeira cena quando “persegue” o carro em direção as montanhas geladas, onde o protagonista arranjaria o emprego de zelador.

A monstruosidade de Torrance, suas idas e vindas com o machado e a corrida doentia pelo labirinto na neve são outros pontos de maior destaque. Sem contar o impasse no final, será que o personagem de Nicholson não conhecia o hotel anteriormente? Ele teve visões no bar? Conhecia o barman? Aquele banheiro vermelho é real? Toda a mente kubrickiana está ali, em cada detalhe, algo imprescindível em sua filmografia.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s