A VIDA SECRETA DE WALTER MITTY

01the-secret-life-of-walter-mitty-poster1Um filme inspirador é A Vida Secreta de Walter Mitty. Dirigido e protagonizado por Ben Stiller, o longa tem até um trailer com cara de autoajuda, bem motivacional. Todavia, o resultado é positivo, uma transformação do personagem que mescla comédia e um pouco de drama. Não é o melhor road movie, mas tem suas qualidades.

Na trama, Walter Mitty (Stiller) é um encarregado do setor de negativos da revista Life, homem que sonha com grandes aventuras e se vê forçado a deixar sua vida de fantasias para buscar uma fotografia perdida para a última edição impressa da revista.

secret-life-of-walter-mitty10O ator tem a chance de mostrar suas qualidades, pois teve sua imagem associada a comédias clichês de Hollywood. Desde criança viveu em palcos de teatro e estúdios de televisão. Após se formar em uma escola de interpretação, Ben Stiller trabalhou por um longo tempo apenas no teatro. Com a peça The House of Blue Leaves, ele ganhou um Tony Awards, prêmio máximo do teatro nos Estados Unidos, ao participar de um revival em 1986.

Poster - Secret Life of Walter Mitty, The_08

A inspiração para criar A Vida Secreta de Walter Mitty veio do próprio cinema, mais precisamente de dois longas. Em 1947, a primeira versão ganhou o nome no Brasil de O Homem de 8 Vidas, com direção de Norman Z. McLeod. Na história, Walter Mitty (Danny Kaye) vive com sua mãe (Fay Bainter), que é um pouco dominadora. Ele trabalha em Nova York como revisor na Editora Pierce, que publica revistas, sendo que sua mãe quer fazer com que ele se case com a bela Gertrude Griswold (Ann Rutherford). Walter normalmente devaneia nas histórias que são publicadas na editora, sendo que nestas “viagens” ele se coloca em um mundo irreal no qual é heroico, equilibrado, seguro e dono do seu destino. Ao longo das aventuras imaginárias uma linda mulher misteriosa sempre aparece. Walter se surpreende quando a mulher dos seus sonhos surge na pessoa de Rosalind van Hoorn (Virginia Mayo), que está sendo perseguida por ladrões que querem achar joias bem valiosas, que sumiram da Holanda durante a 2ª Guerra Mundial.

17A segunda influência cara no filme vem de Muito Além do Jardim (1979), de Hal Ashby. Nesse filme, Chance (Peter Sellers), um homem ingênuo, passa toda a sua vida cuidando de um jardim e vendo televisão, seu único contato com o mundo. Ele nunca entrou em um carro, não sabe ler ou escrever, não tem carteira de identidade, resumindo: não existe oficialmente. Quando seu patrão morre, é obrigado a deixar a casa em que sempre viveu e, acidentalmente, é atropelado pelo automóvel de Benjamin Rand (Melvyn Douglas), um grande magnata que se torna seu amigo e chega a apresentá-lo ao Presidente (Jack Warden). Curiosamente, tudo dito por Chance ou até mesmo o seu silêncio é considerado genial.

the-secret-life-of-walter-mitty-1

Tanto o primeiro Walter Mitty, quanto Chance passam pelo mesmo problema que o personagem de 2013. Precisam existir, necessitam de algo para saírem da inércia e se sentirem vivos.  O protagonista de Ben Stiller mais sonha do que vive acordado e ao longo do filme, esse sintoma desaparece, suas aventuras se tornaram reais.

Foi interessante atualizar a história, mostrar a transição da Revista Life do impresso para o online. Por mais que o portal tenha qualidade, as histórias da publicação ficaram mais frias, perderam todo aquele sentido desafiador que sempre é frisado pelo fotógrafo Sean O’Connell (Sean Penn). Não é a Life que ficou mais chata, é o mundo inteiro, por isso Mitty é um pouco de luz no fim do túnel.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s