LA VIE D’ADÈLE – CHAPITRES 1 ET 2

la-vie-d-adele-chapitre-1-et-2-blue-is-the-warmest-color-09-10-2013-4-g

O mundo é quadrado, não aberto ao risco nem ao que é diferente, funciona como os padrões funcionais. Essas questões contaminam o campo artístico. É fácil achar obras que enfatizam o lado didático, um caráter de levantar bandeiras sobre certos assuntos. Azul É A Cor Mais Quente, de Abdellatif Kechiche, vai contra essa corrente de inércia.

O longa retrata a história de Adèle (Adèle Exarchopoulos), uma garota de 15 anos que descobre, na cor azul dos cabelos de Emma (Léa Seydoux), sua primeira paixão por outra mulher. Interessante é a evidência de dois extremos, a família da primeira garota presa pela ética de um bom emprego, moral e bons costumes, regras e afins. A da segunda já é uma família mais artística e com um tom bem mais natural.photo-La-Vie-d-Adele-Chapitre-1-et-2-2013-8

A cor azul é a mais quente não só pelos cabelos de Emma, a coloração predomina na fotografia, nas cenas do parque que serve de encontro para as duas protagonistas se encontrar; ou até mesmo nas roupas de Adèle.

la-vie-d-adele---chapitre-1-et-2--_469168_3317

Tratar sobre a homossexualidade não é o objetivo principal do filme, o foco é a história de amor entre duas mulheres. Na verdade, o objetivo central é mostrar a transformação de Adèle, de uma garota descobrindo sua sexualidade até se tornar uma mulher. Antes de conhecer Emma, ela tem um flerte com uma garota. Logo em seguida, fica evidente que, ao contrário de Adèle, ela não chega ir até o fim, prefere ficar acuada para não sofrer o julgamento medíocre de seus colegas.

A cena do primeiro beijo entre as duas e a que mostra os mais de sete minutos de sexo são bem filmadas em sua inteira composição. Adèle finalmente se encaixa completamente. Desde o primeiro olhar fica evidente a verdade entre as duas. O filme foi vencedor da Palma de Ouro de 2013, mais que isso, é um cinema corajoso.

Blue-Is-The-Warmest-Color-2

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s