ARQUIVO – X: PRIMEIRA TEMPORADA

xfiles_season_first_d

PP101-X-FILES-i-want-toNunca uma série foi tão atual como X-Flies (Arquivo-X). Conspirações, mentiras, meia verdades, a internet onde vazam vários segredos como o caso de Edward Joseph Snowden ou o próprio Wilileaks. Todos esses temas têm haver com a série quando a dupla Fox Mulder (David Duchovny) e Dana Scully (Gillian Anderson) vão investigar casos que não podem ser resolvidos pelos métodos “normais”, e presenciam eventos paranormais, inclusive envolvendo extraterrestres. Um dos trabalhos mais notáveis a criação de Chris Carter.

Os personagens representam duas extremidades diferentes uma da outra. Mulder vive em outro lugar com suas teorias e métodos nada convencionais e missões completamente fora dos padrões mundanos e limpos do FBI, não é à toa, que entre seus colegas ele é conhecido como Spooky Mulder e trabalha no porão do prédio do Bureau.

Para vigiar seus passos, entra alguém mais voltado para a razão e a ciência, a agente e médica legista Dana Scully. Uma visão contrária de seu parceiro, que gera vários conflitos e uma confiança que evolui a cada episódio, bem aos poucos. A verdade está lá fora, eu quero acreditar, cada busca aumenta e, ao mesmo tempo, diminui as chances de trazer tudo à tona.iceX-Files-Season-1Já na primeira investigação, os fatos mostram que não estamos sozinhos no universo, onde uma série de jovens sofrem abduções no Oregon. Depois esse tema iria bater mais fundo ao evidenciar as lembranças da infância de Mulder e sua fixação para descobrir o paradeiro de sua irmã.

Um mutante que hiberna e consegue passar por lugares inimagináveis; uma garota que é protegida por um espírito; tecnologia OVNI usada em naves do exército americano; um homem que manipula o fogo; a questão da eugenia e seleção dos melhores; troca de almas; um policial que resolve se vingar mesmo após sua morte; John Barnett, um antigo inimigo de Mulder, que tenta sua vingança e rejuvenesce ao mesmo tempo; o garoto dos milagres; a história indígena do homem que vira lobisomem; insetos mutantes; ou seja, os personagens trabalharam muito com uma investigação mais bizarra que a outra.

Alguns episódios são emblemáticos e merecem uma atenção maior. Ice leva Dana e Fox para o Alasca em uma área isolada. Eles e alguns cientistas investigam um grupo que foi exterminado durante escavações no gelo. O ambiente claustrofóbico gerado pelo confinamento e possível perigo dos seres alienígenas que estavam congelados a milhares de anos tornam esse um dos melhores da primeira temporada.genderbender5261

Beyond the Sea mostra outra realidade para Scully e revela um lado seu que começa acreditar no que está além da ciência. Seu pai morre e manda mensagens por meio de um presidiário, seu ceticismo cai, e por incrível que pareça, é o de Mulder que se manifesta. Gender Bender tem um dos finais mais impressionantes, com seus impasses e por mostrar que em uma comunidade Kindred existe algo além da imaginação. Mulder atônito em meio a um círculo perdido em uma plantação é uma imagem icônica. O legado da série vai se construindo aos poucos.

Fallen Angel revela que um Alien pousou no planeta e o governo corre para encobrir a história. Já EBE é um episódio que revela e não revela a verdade, onde um ser do espaço é transportado pelas estradas nos Estados Unidos e sofre operações de resgate nada convencionais de outro mundo. Mulder chega bem perto e também fica longe de sua fixação. A tensão o faz questionar mesmo se é válido acreditar. Paranoia no nível de A Conversação, de Francis Ford Coppola. Ghost In The Machine revela um inimigo tipo HAL 9000, de 2001 Uma Odisseia no Espaço.

Dana_Scully_Erlenmeyer_Flask_Alien_Fetus

The Erlenmeyer Flash é o grand finale da primeira temporada. Nunca a dupla chegou tão perto de uma prova conclusiva sobre a existência de extraterrestres. Experiências com tecidos de seres de outro planeta implantados em humanos levam os protagonistas a outro patamar de descobrir a verdade. Além do governo, organizações entram no jogo e enfatizam que as investigações foram longe demais.

O homem que sempre aparece fumando e o Garganta Profunda trazem muitas incógnitas desse quebra cabeça, além de estabelecer o universo da ficção científica. Assim como o trio cômico do The Lone Gunmen. Pois, The Truth Is Out There

Anúncios

2 respostas em “ARQUIVO – X: PRIMEIRA TEMPORADA

  1. Pingback: ARQUIVO – X: SEGUNDA TEMPORADA | LA PODEROSA

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s