CLÁSSICOS NA CINEMATECA

Jules et Jim 2

A programação da Cinemateca em fevereiro traz a nova edição do Verão de Clássicos, oportunidade única para o público conferir uma variada seleção de filmes clássicos das mais diversas épocas, países e gêneros. As exibições serão sempre em película e todos os títulos pertencem ao acervo de difusão da Cinemateca.

Entre os destaques estão dois marcos do cinema norte-americano do fim dos anos 1990: Magnólia, dirigido por Paul Thomas Anderson e com Philip Seymour Hoffman, morto recentemente, no elenco, e Clube da Luta, de David Fincher, com Brad Pitt e Edward Norton. Também na mostra, dois filmes sobre o cinema e sua indústria: Crepúsculo dos Deuses, de Billy Wilder e O estado das coisas, de Wim Wenders, onde uma equipe entra em colapso. Adaptações de peças teatrais, como A flauta mágica, uma transposição de Ingmar Bergman para a TV da ópera de Mozart, e Otelo, versão do gênio Orson Welles para a tragédia de Shakespeare.

sunTambém estão clássicos do cinema espanhol, como os dois interpretados pela atriz Ana Torrent, O espírito da colmeia, de Victor Erice, e Cría Cuervos, de Carlos Saura, que marcaram os anos 1970, e uma comédia de Pedro Almodóvar, Que fiz eu para merecer isto?, com Carmen Maura num de seus grandes momentos. Entre as curiosidades estão A adolescente, de Alfonso Brescia, comédia italiana com toques sensuais, Um hotel muito louco, estranha e sarcástica comédia de Tony Richardson (de As aventuras de Tom Jones e Ned Kelly), e Carne fresca, misto de documentário e cinebiografia do fotógrafo gay Bob Mizer, que usava revistas de halterofilistas para driblar a censura às suas obras homoeróticas. Jules e Jim – uma mulher para dois é uma das obras-primas de François Truffaut, com uma grande interpretação de Jeanne Moreau.

magnolia-original

Já Romance, de Catherine Breillat, é um poderoso filme feminista, que causou polêmica em seu lançamento por conta de suas cenas de sexo explícito. Outro francês, Jean-Jacques Annaud, reconstitui um episódio pré-histórico em A guerra do fogoO hospedeiro, de Bong Joon-ho, é uma obra-prima do cinema fantástico, misturando horror e humor numa história de mutação provocada por lixo tóxico.

Devido a diversidade da coleção que compõem a programação, muitos filmes serão exibidos em cópias que carregam as marcas da ação do tempo. Nada disso, no entanto, diminui o encanto de fruir estas obras numa experiência, de fato, cinefílica, apresentando raridades há muito ausentes das telas.

A programação segue até o fim do verão, e todas as sessões têm entrada franca. Para mais informações clique no http://www.cinemateca.gov.br/programacao.php?id=303

 
CINEMATECA BRASILEIRA
Largo Senador Raul Cardoso, 207
próximo ao Metrô Vila Mariana
Outras informações: (11) 3512-6111 (ramal 215)
Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s