“TÍPICO DO SR. OZU’

ozuKiju Yoshida tentou dar um panorama, um norte sobre a obra de um dos pilares do cinema japonês: O Anticinema de Yasujiro Ozu.

“Sem dúvida, não é fácil falar sobre os filmes do Sr, Ozu. Ao mesmo tempo em que todos desejam falar sobre eles, acabam, ao contrário, ressentindo-se profundamente com a dificuldade do empreendimento, e no final não tem outro jeito senão servirem-se da expressão tautológica “típico do sr. Ozu’.

É como perseguir uma miragem que flutua de modo vacilante num campo primaveril. Ele tremula como água ao longe, mas quando enfim lá chegamos, ela brilha em um além ainda mais distante, desafiando-nos outra vez com sua natureza ilusória. Também eu venho preparando este relato sobre os filmes do sr. Ozu como se perseguisse uma miragem num campo primaveril, ainda que ciente de sua impalpabilidade. Naturalmente, eu seria um tolo ao acreditar que, na qualidade total estranho, seria capaz de aprender seu universo interior. Não há dúvida de que o sr. Ozu, que amava a banalidade humana, não conteria o riso diante de tamanha pretensão.

(…)

EquinoxFlowerStillSeja como for, o cinema do sr. Ozu é uma realização extraordinária, e se é considerado extremamente complexo, isso não se dá porque sua mensagem seja, em si, de difícil compreensão. Pelo contrário, todas as suas obras são dramas familiares, até simples demais: qualquer um pode apreender a história da separação entre pai e filha que se casa. Porém, quando se trata da linguagem empregada para narrá-los, descobrimo-nos perturbados por sua ilimitada estranheza, invadidos por uma sensação de instabilidade, como se alguém roubasse o chão sob nossos pés. Tudo que posso dizer é que seus filmes tornam-se infinitamente complexos porque desconhecemos o significado de sua persistência em uma forma de expressão indomável e tão estranhável.”

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s