LEMBRANÇAS MOSTRA I

Que-estranho-chamar-se-FedericoQue Estranho a Chamar-se Frederico

O diretor Ettore Scola retrata com carinho sua relação com o amigo, colega jornalista e ícone do cinema italiano do pós-guerra Federico Fellini (1920-1993) ao combinar memórias, fotos de arquivo e filmagens com a recriação de momentos de sua vida.  O documentário não se prende a números, nem no didatismo. Ali está a base de como funcionava a cabeça do mestre, Scola foi o homem certo para o projeto, pois ambos eram grandes amigos e parceiros. As caricaturas, as rondas à noite dando carona e conhecendo vários tipos de pessoas e personagens que ajudariam Fellini na hora de compor suas obras. Um homenagem e tanto. 

download

3X3D

Centrado na cidade de Guimarães, um lugar com mais de 2.000 anos, três diretores consagrados, Jean-Luc Godard, Peter Greenaway e Edgar Pêra, aderem ao o 3D e sua evolução no mundo do cinema.

Just in Time, de Greenaway, explora a história da cidade, atravessando dois milênios ao redor do Paço dos Duques de Bragança. O efeito mesmo é de uma espécie de Wikipédia em animação, o diretor desvirtua e se perde no tema e na câmera. 

Cinesapiens, de Pêra, procura o papel do público na experiência de ver um filme, utilizando um grupo de espectadores dentro de um cinema em Guimarães. Interessante a mudança de relação entre filme e espectador que mudou durante a história do cinema.

The Three Disasters, o vídeo-ensaio de Godard, é uma jornada pela história do cinema que questiona o que nos aguarda no futuro se o 2D tornar-se obsoleto. É o melhor dos três definidamente, mas deu para sentir certa crítica ao 3D fazendo 3D. Nicolas Ray, Orson Welles, entre outros mestres não precisavam disso.

2001-uma-odisseia-no-espaco3

2001 Uma Odisseia no Espaço

Um filme épico de verdade, uma palavra que tem sido usada abundantemente nos últimos tempos, claro de maneira bem vazia. Do que se trata esse filme? Descoberta alienígena, o futuro, a nossa origem… O clássico aborda tudo isso, questionando de onde somos e para onde vamos. Uma experiência imagética e sensorial ao mesmo tempo. Em tela grande, dá para ter dimensão de que esse longa se propõe.

03 De olhos bem fechadosDe Olhos Bem Fechados

Mais uma vez difícil remeter apenas a um tema diante da gama de encenação que envolve o filme póstumo de Stanley Kubrick. As neuras e as obsessões que envolvem o casal Bill Harford (Tom Cruise) e Alice (Nicole Kidman) misturam imaginação e loucura num dilema sexual e doentio.

608830-killing4

O Grande Golpe

O criminoso Johnny Clay planeja um último golpe antes de se aposentar com sua namorada, Fay. Ele junta uma equipe de bandidos e monta um plano complexo para roubar dois milhões de dólares durante uma corrida de cavalos. O primeiro sinal de um tema pelo qual Kubrick se interessaria por toda a vida: a loucura e a ganância humanas. A linha narrativa revela várias camadas, uma sucessão de histórias e possibilidades que podem levar a trama, parece simples, mas não é.

Escudo-de-palha

Escudo de Palha

A violência e a insanidade dos filmes de Takashi Miike estão ali. Aquela loucura típica de Quentin Tarantino. Um núcleo de policiais que precisa proteger um assassino de um crime hediondo. Todavia, o mundo inteiro parece buscar justiça com as próprias mãos quando uma recompensa exorbitante é oferecida. Até onde vale a consciência nesse caso?  Um filmagem mais Hollywoodiana do diretor.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s