FULL METAL JACKET

Screen-Shot-2012-12-12-at-9.00.12-PM

(…) Kiss me goodbye and write me while I’m gone
Goodbye my sweetheart, Hello Vietnam.

America has heard the bugle call
And you know it involves us one and all
I don’t suppose that war will ever end
There’s fighting that will break us up again
Goodbye my darling, Hello Vietnam (…)

Esse filme era uma comédia. Primeira sensação de quando tive contato com ele ainda na infância. Os homens ficando carecas para entrar no exército,  as broncas do sargento maluco, o gordinho que ria e não conseguia fazer nenhum exercício direito.  Com o tempo esta “comédia” ia ficando menos engraçada. Nascido Para Matar é um dos longas mais doentios sobre a guerra.  Claro, por trás está a mente e genialidade de Stanley Kubrick. A trama é um olhar em dois tempos sobre a guerra do Vietnã, baseado no romance de Gustav Hasford.

A primeira parte trata de um grupo de recrutas dos Marines em treinamento na Ilha Parris, sob o comando do autoritário sargento Hartman, que busca desumanizar os jovens para transformá-los em verdadeiras máquinas de guerra usando o sexo como metáfora. O alvo favorito dos constantes abusos verbais e físicos do instrutor é o gordo e lento recruta Gomer Pyle (Vincent D’Onofrio). Pyle atrai a simpatia de Joker (Matthew Modine) que o aceita ajudá-lo a se tornar um soldado melhor. Aquilo que se parecia cômico vira um caminho que trilha a insanidade. Jovens normais se tornam assassinos, reação que se aparenta no olhar, gestos e pelo gosto de sangue.  Full Metal Jacket - Opening Image

196906A segunda parte foca no sargento Joker cobrindo a guerra como correspondente em Da Nang do jornal militar Stars & Stripes, onde o objetivo é levantar a moral dos combatentes com notícias da guerra. No campo de batalha, ele se junta a soldados de apelidos sugestivos como Bola Oito, Cowboy, Tenente Touchdown e Animal Mother. full-metal-jacket-stanley-kubrick-kootation-com-308098Um dos pontos fortes durante o dia a dia é a incompreensão dos soldados americanos com a resistência dos sul-vietnamitas que eles vieram “salvar”. Alienação total com homens que tiveram sua verdadeira identidade assassinada para se tornarem apenas instrumento de morte.fullmetaljacketbdcap3_originalA vida de todos desemboca numa situação de extremo impacto e dramaticidade com a cena do pelotão encurralado por um sniper. A sequência é a tomada perfeita para evidenciar o despreparo dos americanos, a falta de conhecimento dos vietnamitas e de seu território. Ao procurar um inimigo impiedoso,  é com uma garota que eles precisam lidar. Como o capacete de Joker já o descreve como Born To Kill, também poderia ser Born In Blood.

Aquele orgulho de veterano de guerra,  o salvador da pátria, o herói não existe. Só protagonizam mesmo as rajadas de metralhadora a esmo ou o sexo com as profissionais vietnamitas.

(…) Who’s the leader of the club that’s made for you and me
M-I-C-K-E-Y M-O-U-S-E
Hey there, Hi there, Ho there your as welcome as can be
M-I-C-K-E-Y M-O-U-S-E

Mickey Mouse! (Donald Duck!)
Mickey Mouse! (Donald Duck!)
Forever let us hold our banners high
High, high, high (…)

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s