HONRA TEU PAI

BonannoMáfia é sinônimo de glamour,  belos carros, roupas, mansões,  violência,  irmandade.  Na verdade, todas essas palavras fazem parte do senso comum quando o assunto é colocado em pauta. Gay Talese parte do caminho contrário.  Procura destrinchar cada camada do tema quando escreve sobre Bill Bonanno no livro Honra Teu Pai.

Poucas mitologias de nosso tempo causam tanto fascínio quanto a máfia, e não por acaso esse universo já rendeu obras-primas como O Poderoso ChefãoOs Bons Companheiros e, mais recentemente, a série de TV Família Soprano. Lançado em 1971, Honra teu pai (publicado originalmente no Brasil como Honrados mafiosos) é um livro-reportagem sobre os meandros desse mundo, centrado na história de Joseph “Joe Bananas” Bonanno, que controlava uma das chamadas Cinco Famílias de Nova York, e de seu filho Salvatore “Bill” Bonanno, protagonista de uma sangrenta guerra entre mafiosos.

Partindo do sequestro de Joseph em 1964, o livro remonta à origem do clã Bonanno e descreve a ascensão do patriarca, que aos 26 anos já controlava uma das grandes famílias da máfia italiana de Nova York. Ao mesmo tempo, mostra em detalhes o confronto que surge após o sequestro de Joe, quando Bill, diante do vácuo de poder deixado pela ausência do pai, se vê emaranhado num embate pelo controle da própria família.gay-talese11Gay Talese, um dos pais do new journalism americano, obteve vasto acesso ao clã Bonanno, e pela primeira vez trouxe à tona uma visão de dentro da máfia, objetiva e despida de romantismo.

Ao ler cada página fica evidente o sentimento de irmandade que existia entre os homens deste meio, algo que foi se perdendo com as novas gerações e foi fator decisivo para a queda dos clãs. Um das missões do autor é identificar o fator que levou Bill a seguir os passos do pai. Família é a questão mais forte, não existe outra palavra para descrever. E diferente do glamour, da elitização e do mundo inacessível dos gângsters, Talese foca na espera. Nos meses de puro ócio, onde os soldados viviam aguardando para dar o próximo passo, se esconder para não serem assassinados ou presos. É um estilo de vida totalmente diferente, bem longe dos benefícios que a maioria imagina ter. Só ficam as aparências.

livro-honra-teu-pai

O jornalista foca em uma família, mas por meio de sua habilidade de remontar os fatos consegue traçar uma cartografia da máfia italo americana, inclusive com muitas histórias e fatos da Sicília. Uma região que foi pisada e massacrada por diversos povos ao longo da história, inclusive pelo governo Italiano, especificamente o fascismo de Mussolini. A máfia foi uma maneira de criar uma espécie de fugir e controlar o caos.

Outra característica importante da publicação foi a riqueza de detalhes de um mundo fechado, que Talese conseguiu entrar e garantiu uma proximidade e confiabilidade com as fontes. Uma relação construída aos poucos que foi determinante para a execução de seu trabalho. Honra Teu Pai não é um livro sobre máfia, mas sobre uma família, ou várias famílias que saíram rumo ao novo mundo para buscar um pouco de conforto.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s