9ª MOSTRA MUNDO ÁRABE DE CINEMA

Omar_Stills_Rest_ProRes 5Omar_A1_Plakat_DruckO Instituto da Cultura Árabe (ICArabe), em parceria com o Sesc-SP, Centro Cultural Banco do Brasil , Câmara de Comércio Árabe-Brasileira, Prefeitura de São Paulo e Memorial da América Latina,  promove, a partir de 13 de agosto, a 9ª Mostra Mundo Árabe de Cinema, apresentando um panorama cultural e social dos países árabes com uma seleção de 26 filmes vindos do 10º Festival Internacional de Dubai e do Festival Internacional de Cannes.

Com curadoria de Geraldo Adriano Godoy de Campos, diretor cultural do ICArabe, e Soraya Smaili, esta edição celebra, especialmente, as relações humanas, após alguns anos com produções voltadas para temáticas mais explicitamente políticas. “Não se trata de negar a dimensão políticas de tais espaços, como nas microrrelações familiares. Ao contrário. Apenas busca-se enfatizar o papel que o segredo e o indizível desempenham na produção das sociabilidades, em quaisquer sociedades. Evidentemente, as transformações políticas continuam demonstrando sua vitalidade, mesmo perante contradições”, ressalta o curador Geraldo Adriano Godoy de Campos.

2Dividida em quatro sessões – “Panorama Mundo Árabe”, “Cinema Palestino”, “Cinema Egípcio Contemporâneo” e “Diálogos Árabes-Latinos” -, a 9ª Mostra Mundo Árabe de Cinema apresenta destaques do cinema palestino como “Omar”, primeiro filme palestino indicado ao Oscar de Melhor Filme Estrangeiro. O ator e músico de alaúde Samer Bisharat, do elenco de “Omar”, estará na cerimônia de abertura. Esta sessão traz ainda “Um mundo que não é nosso”, um dos grandes filmes árabes dos últimos anos, que trata de um campo de refugiados palestinos no Líbano.

Também em “Cinema Palestino”, o documentário “Diários”, de May Odeh, apresenta sua narrativa baseada nas vidas de três mulheres que, após um ataque militar devastador, tentam reconstruir seu cotidiano, em meio à ocupação israelense e ao controle das autoridades religiosas.

A sessão “Cinema Egípcio Contemporâneo” foi idealizada pela curadoria para trazer ao Brasil alguns dos filmes de destaque da nova geração de cineastas egípcios.

Além disso, a Mostra de 2014 traz ao Brasil “Zelal”, o primeiro registro cinematográfico de um hospital psiquiátrico no Egito, da experiente Marianne Khoury, um dos nomes fortes do cinema daquele país.  Marianne Khoury e Alaa Karkouti, criador de algumas das maiores revistas de cinema no mundo árabe, estarão no Brasil e terão encontros e debates com o público.

Em “Panorama Mundo Árabe”, o objetivo é apresentar a diversidade da produção cinematográfica contemporânea dos países árabes que foi exibida nos festivais internacionais durante os últimos 2 anos.  Premiado em 2013, no Festival Internacional de Dubai, o marroquino “Adiós, Carmen”, de Mohamed Amin Benamraoui, presta uma grande homenagem à própria arte cinematográfica.

2 (1)

Inédito no Brasil, “Rock the Casbah”, de Laïla Marrakchi, conta com um elenco de peso, com nomes como Hiam Abbass, Nadine Labaki e Omar Sharif, vivendo personagens de uma família marroquina que sofre uma ruptura após a chegada da filha mais nova, que vive nos Estados Unidos e trabalha como atriz.

Nos “Diálogos Árabe-Latinos”, que contempla filmes latino-americanos com temáticas relacionadas aos países árabes, destaca-se “Nem Sempre me Vesti Assim”, documentário da brasileira Betty Martins, que aborda a relação de mulheres muçulmanas no Reino Unido com o uso do véu.

Cada vez mais inserida no cenário cinematográfico internacional, a Mostra Mundo Árabe de Cinema amplia suas parcerias: além do Latin Arab International Film Festival, a edição 2014 consolida uma parceria entre o Instituto da Cultura Árabe e a MAD Solutions, um dos mais importantes atores no campo cinematográfico no Oriente Médio.  Alaa Karkouti, seu cofundador e editor de importantes revistas de cinema dos países árabes, é um dos convidados especiais, ao lado de Edgardo Bechara, diretor do Latin Arab International Film Festival.

1

Além da programação dos filmes, essa edição traz atividades especiais para estimular um contato mais próximo do público brasileiro com a cultura árabe, a partir da realização de mesas de debate para refletir sobre questões contemporâneas dos países árabes e da região do Oriente Médio, que extrapolam seus limites territoriais e atingem escala global com forte repercussão midiática,  como: a condição dos refugiados, a questão palestina e o crescente número de cineastas brasileiros produzindo filmes de temática árabe.

A relação do cinema com outras artes e diferentes áreas do conhecimento também é contemplada pelas atividades da Mostra, por meio da realização de um encontro musical entre Brasil e Tunísia e a mesa de debate “Cinema e Pathos”, para refletir sobre a relação entre cinema e psicologia.

Derrubando estereótipos e aproximando culturas

Na última década, a Mostra Mundo Árabe de Cinema tem sido responsável por apresentar ao público brasileiro o mosaico composto por diferentes modos de agir e de pensar que conformam o que chamamos, de maneira generalista, de “mundo árabe”. “Vale notar o curioso paradoxo que contextualiza a relevância da Mostra: apesar do elemento árabe ser estruturante do que hoje conhecemos como “cultura brasileira”, persistem em nossa sociedade fortes preconceitos, sustentados sobre representações rasas e estereotipadas baseadas, fundamentalmente, no desconhecimento. A Mostra visa romper a circulação de imagens estereotipadas e pré-concebidas sobre povos que possuem papel central na formação do processo identitário em nosso país”, ressalta Geraldo.

1 (1)

Para conferir a programação completa e mais informação da mostra acesse o site http://www.icarabe.org

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s