O COLECIONADOR

collector 1

the-collector-samantha-eggar-terence-stamp-1965Um homem aparentemente pacato, sem nenhuma pré-disposição à violência é o centro de uma obsessão neurótica e doentia em O Colecionador, suspense do mestre William Wyler e baseado no romance homônimo de John Fowles. Esse clássico foi indicado a três Oscars e ganhou os prêmios nas categorias de Melhor Ator e Atriz no Festival de Cannes. A trilha sonora marcante é de Maurice Jarre, ingredientes que tornam o longa um dos grandes filmes dos anos 60.

A trama mostra a história de um tímido bancário londrino Frederick Clegg (Terence Stamp), que tem como principal hobby colecionar borboletas. Até que um dia ele decide colecionar outra espécie… na verdade ele vai atrás de mulheres. Sua vítima é Miranda (Samantha Eggar), uma bela estudante de arte.

BenHurinTheCollectorthe-collector-353286l

the-collector

Frederick é um homem que não se encaixa em nenhum meio social.  Em um flashback, fica evidente a sua sociopatia. É minimalista e paciente, cria um ambiente totalmente propício para sua vítima, estuda seus gostos, rotina.

712883

A câmera acompanha o vai e vem de sua perseguição,  gerando até a duplicação da imagem com o retrovisor. Outra característica forte do longa é o lado físico nas lutas entre os dois protagonistas e principalmente na sequência de fuga de Miranda na chuva. Fred ferido e Miranda sofrendo compõem o enquadramento do desespero que marca a convivência do duo. A sequência em que a garota utiliza a água do banho para chamar a atenção de um vizinho é um dos ápices da duração do suspense.

William Wyler coloca na tela uma ambiguidade em relação a índole de Fred. Em certos momentos,  esse maníaco parece se sensibilizar com o sofrimento de Miranda. Todavia, o desfecho evidencia um círculo vicioso.

6842660181_72342a6c65_z

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s