MÉXICO FOTOGRAFADO POR LUIS BUÑUEL

paradoxes-de-bunuel-04-gA Mostra, em parceria com a Cinemateca Brasileira e o Governo da Espanha, traz a São Paulo a exposição México Fotografado por Luis Buñuel. Com projeto museológico assinado por Daniela Thomas e Felipe Tassara, a exibição reúne uma série de fotos realizada pelo cineasta espanhol e conservada pela Filmoteca Española, em Madri. Elas representam apenas uma pequena parcela de um conjunto de milhares de imagens feitas pelo ícone do cinema surrealista na busca de locações para os filmes que rodou no México, entre 1947 e 1965.

No total, são 85 fotografias, quase todas relacionadas a produções deste período. A seleção conta ainda com outras imagens que não têm relação com algum filme específico, mas que em conjunto ajudam a revelar o minucioso trabalho de pesquisa realizado por Buñuel antes de começar as filmagens – antes mesmo de se dedicar à escrita dos roteiros.

viridiana005Essa era apenas a primeira parte do processo. Com isso, ele conseguia filmar com rapidez, sempre cumprindo o cronograma previsto e mantendo o baixo orçamento, algo fundamental para a realização de um trabalho pessoal e independente, sem precisar cumprir as regras geralmente impostas pela indústria cinematográfica. Não à toa algumas de suas obras, ainda que controversas e polêmicas, tornaram-se clássicos da história do cinema e influenciaram a obra de nomes como Pedro Almodóvar, homenageado nesta 38ª Mostra.

O grande valor destas fotografias, no entanto, reside no fato de que elas dão pistas sobre o trabalho de Buñuel, revelando aspectos pouco conhecidos de sua obra. Elas ilustram, por exemplo, a maneira como preparava as locações, o perfil de lugares com os quais gostava de trabalhar e o direcionamento de seu olhar.

Apesar de não serem imagens necessariamente artísticas, e sim mais ligadas ao aspecto técnico, elas compõem um conjunto uniforme e são capazes de formar um elemento estético digno de admiração.

MÉXICO FOTOGRAFADO POR LUIS BUÑUEL

Realização e produção: Mostra Internacional de Cinema; Cinemateca Brasileira; Gobierno de España; Ministerio de Educación, Cultura y Deporte; Filmoteca Española; Instituto de la cinematografia y las artes audiovisuales (ICAA); Acción Cultural Española (AC/E)
Projeto museológico: Daniela Thomas e Felipe Tassara
Curadoria: Elena Cervera

De 16 de outubro a 1º de novembro de 2014
Cinemateca Brasileira

Largo Senador Raul Cardoso, 207 – Vila Clementino, São Paulo
Segunda a domingo, das 10h às 20h

Entrada franca

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s