FORGET IT, JAKE. IT’S CHINATOWN

Chinatown_20Chinatown5Um fio condutor que se demonstra simples, mas entra em uma emaranhada e complexa trama cheia de reviravoltas. Esse é Chinatown (1974), com direção Roman Polanski e o roteiro espetacular Robert Towne.

O longa se passa em Los Angeles, 1937. O detetive particular J.J. Gittes (Jack Nicholson) sobrevive ao clima ensolarado e de moral obscura na Califórnia do período anterior à guerra. O protagonista é contratado para desmascarar um caso extraconjugal, todavia se vê em um furacão de situações dúbias e tradições mortais, desvendando uma teia de escândalos políticos e pessoais. 

Chinatown_PicAs idas e vindas revelam uma história em que protagonistas e antagonistas se confundem. Faye Dunaway vive Evelyn Mulwray, uma personagem completamente lesada, que beira a insanidade. John Huston é Noah Cross, uma espécie de coronel que manda e desmanda em tudo e todos.

O personagem de Jack Nicholson tem que desvendar as camadas que envolvem esses personagens cheio de mistérios e que nunca revelam quem realmente são, onde os dilemas ganham proporções absurdas. A cidade ainda vive uma crise hídrica, podemos até pensar em São Paulo nesse sentido.

5-things-you-might-not-know-about-roman-polanski-chinatown

A cena final é uma das mais emblemáticas do cinema, o som da buzina do carro, o grito da criança chorando, a imagem de uma vítima desfigurada após um tiro, J.J. Gittes simplesmente em choque com a tragédia que se depara em sua frente, além da frase que sela o destino de um clássico responsável por trazer novos ares ao cinema noir: Forget It, Jake. It’s Chinatown.

Anúncios

Uma resposta em “FORGET IT, JAKE. IT’S CHINATOWN

  1. Pingback: POLANSKI’S REPULSION | LA PODEROSA

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s