RELATOS DA MOSTRA II: RELATOS SELVAGENS E ABBAS KIAROSTAMI

OLYMPUS DIGITAL CAMERAAquilo tudo que gostaríamos de fazer só que nunca tivemos coragem. Essa frase resume bem os sentidos de todas as antologias que compõem Relatos Selvagens, de Damián Szifron. O longa foi um dos destaques da Mostra Internacional de São Paulo de Cinema e é um dos mais novos blockbusters da Argentina. É como se a Globo Filmes fizesse um filme bom, o longa não é inovador, mas é um conciso e bem divertido.

Na trama, os personagens caminham sobre a linha tênue que separa a civilização da barbárie. Uma traição amorosa, o retorno do passado, uma tragédia ou mesmo a violência de um pequeno detalhe cotidiano são capazes de empurrá-los para um lugar fora de controle.

cozinha

A insanidade dos atos dialoga com a loucura de Um Dia de Fúria. Quem nunca pensou em sair no braço com alguém em uma discussão de trânsito, colocar todos que detesta em um avião e derrubá-lo em seguida, colocar uma bomba para se livrar das burocracias do Estado? São pensamentos que se transformam em realidade no longa argentino.

662-1275380624-3978

O Vento Nos Levará (1999) é mais uma obra-prima do mestre Abbas Kiarostami. O longa mostra Behzad, um homem que chega a uma pequena vila rural no Irã para manter vigília por um parente no leito de morte. Durante esse tempo, ele se esforça para se encaixar na comunidade local, o que resulta numa mudança em suas próprias atitudes.

 Praticamente não existe close no início do filme, sempre acompanhamos o desenrolar da história à distância, assim como o protagonista que não se encontra com essa senhora fadada à morte. Fica sabendo sobre o estado de saúde dela por meio de um garoto, que é um guia ao mesmo tempo.

01

 O personagem principal é um engenheiro de comunicação que não se comunica direito, nunca vemos seus companheiros e quando precisa fazer/receber uma ligação é um verdadeiro parto para poder falar. Behzad vaga a mesmo, deslocado no tempo e no espaço, procura um sentido e permanece perdido, assim como é de costume nos heróis de Kiarostami.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s