RELATOS MOSTRA IV: BUÑEL,TRUFFAUT e CHAPLIN

a-idade-do-ouro-4A parceria de Luis Buñuel e Salvador Dalí gerou filmes que desafiam os modelos e os preconceitos de uma sociedade engessada, além de uma nova maneira de enxergar o cinema.

un-chien-andalou-1-1-g

Um Cão Andaluz (1928) reúne imagens como a de uma mulher tendo o olho fatiado, um homem com formigas literalmente saindo da palma da mão, e padres e burros mortos em cima de um piano. Imagens bizarras e surreais que podem ou não significar algo. O expectador pode construir sua própria realidade. Já A Idade Do Ouro (1930) presenta vinhetas surreais nos quais um homem e uma mulher estão loucamente apaixonados um pelo outro, mas suas famílias, a religião e a sociedade burguesa impedem continuamente suas tentativas de consumar a relação.still-of-charles-aznavour-in-shoot-the-pianist-(1960)-large-pictureEm Atirem no Pianista (1960), François Truffaut mostra que o pianista de um bar, Charlie Koller (Charles Aznavour), é na verdade o concertista Edouard Saroyan, que resolveu mudar de nome após o suicídio de sua esposa, Thérèse (Nicole Berger). Sua vida começa a complicar quando seu irmão Richard Saroyan (Jean-Jacques Aslanian), que é um vigarista, se refugia no bar, pois está sendo caçado por dois gângsters, Momo (Claude Mansard) e Ernest (Daniel Boulanger).

shoot-the-piano-playerO longa mistura comédia com trapalhadas dos bandidos que cometem infração no trânsito e não conseguem executar um sequestro ou na troca de tiros completamente sem direção no final do filme. Mas, o que mais impressiona são as tragédias que acompanham a vida do protagonista e que não mudam seu comportamento. Como se guardasse todos os dramas dentro de si, a melancolia está nos seus olhos e na hora de tocar.

charlie-chaplin-cigaretteCharles Chaplin: A Lenda Do Século (2014) é uma homenagem a um dos maiores nomes da história do cinema. Com direção de Anne Le Bouc`H  e Frédéric Martin, o documentário celebra 100 anos do icônico personagem Carlitos. O comediante inglês fica famoso durante a era do cinema mudo após superar a pobreza, mas passa os próximos anos lutando contra polêmicas e buscando controle sobre sua obra. A história de um gênio perfeccionista e principalmente dos apuros que sofreu na época da “Caça às Bruxas” promovida por McCarthy.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s