REPULSION II

tumblr_n75p9b2CF01run9n4o7_500

Quando o filme é bom, ele continua bem vivo após ser conferido após vários dias. É o caso de Repulsa Ao Sexo, de Roman Polanski. Suas qualidades estão ainda mais ampliadas com o ensaio Repulsion: Eye Of the Storm, de Bill Horrigan, na edição do longa pela Criterion Collection.

O autor enfatiza que a trama construída por Polanski é como Psicose, só com o viés inverso pelo olhar da loucura Carol (Catherine Deneuve), diferentemente do clássico de Alfred Hitchcock que valoriza o lado das vítimas.

Outra característica importante é som, além do jazz pulsante, o barulho principalmente do telefone funciona como um sistema externo que deseja invadir o mundo de Carol, mais um fator que aumenta ainda a sensação de enclausuramento no apartamento.

One_Scene_Repulsion_Still_video_still

repulsion photoUma das tomadas mais emblemática fica por conta de uma sequência que evidencia o passado da protagonista, de uma forma bem sútil, mas já indicaria o seu possível futuro. A cena em que a personagem de Catherine Deneuve pega um porta-retrato com a foto de sua família inteira -na época em que ainda era uma criança – já demostra uma menina isolada do restante das pessoas, como se estivesse em seu próprio mundo. Isso é o cinema em estado puro, ou seja, evidenciando o poder da imagem.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s