COWBOYS DO ESPAÇO

Space-Cowboys-1-LRO longa não é uma das maiores obras-primas de Clint Eastwood, todavia Cowboys do Espaço (2000) tem seus méritos e coloca em cena características que são marcas registradas da filmografia do mestre.

Na trama, um piloto da Força Aérea Americana aposentado (Clint Eastwood), que chegou a trabalhar na NASA durante certo período de sua carreira, é chamado às pressas para consertar no espaço um antigo satélite que está com problemas em seu funcionamento. Ele é a única pessoa com a experiência necessária para realizar esta missão, mas para aceitá-la impõe apenas uma condição: que possa levar consigo três amigos como parte da tripulação. Eles são Hawk Hawkins (Tommy Lee Jones), Jerry O’Neill (Donald Sutherland) e Tank Sullivan (James Garner).

SpaceCowboys-Still9_CR

Pode se dizer que é uma reflexão sobre a velhice, como o mundo vê aqueles que já possuem uma história longínqua por aqui. Afinal, a maioria dos homens que trabalharam com essa equipe já morreu, os programas utilizados pela NASA são os mais avançados impossíveis e não conseguem entender a tecnologia anterior.

space-cowboys-2000-03-gÉ uma prova de que o mundo não consegue lidar com seu passado, simplesmente não compreende. Clint não acha isso, nem seus companheiros em mais essa jornada, são como crianças que finalmente vão poder desfrutar do brinquedo que lhes foram tomados anteriormente. A atitude de Eastwood é mesma no flashback que já mostra a rixa com Hawk Hawkins.

0-spacecowboys1-600x396

6410830441_9e0ed5fe4c_oOs resmungos de desaprovação estão ali, assim como nem um ataque cardíaco é capaz de tirar o personagem do diretor na caçada de um criminoso em Dívida de Sangue (2002). Esse sentimento de resistência talvez seja levado em sua máxima potência na obra-prima Gran Torino (2008). Ou também na própria vida do diretor, que ainda está bem na ativa, como podemos ver em seus recentes lançamentos Jersey Boys (2014) e o seu mais novo trabalho American Sniper.

O filme é mais levado pelo seu tom de humor, mas as encarnações de seus costumeiros personagens e o questionamento sobre o sentido de existência o transformam em um filme de Clint Eastwood, seja no faroeste, nas ruas como Dirty Harry ou até mesmo no espaço.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s