SETSUKO HARA E OZU

600full-late-spring-screenshot

Setsuko Hara é o arquétipo feminino de Yasujiro Ozu. Nascida em 1920, a atriz foi introduzida nos estúdios de cinema Nikkatsu por seu cunhado, o diretor Hisatora Kumagai, em 1935. Ela só se tornou popular depois de ter sido escolhido por Arnold Fanck para estrelar a coprodução entra Japão/Alemanha The New Earth (1937).

Trabalhou com grandes diretores japoneses como Mikio Naruse, Akira Kurosawa, Hiroshi Inagaki, . Porém, foi com o mestre Yasujiro Ozu que sua carreira ficou marcada.

Setsuko-Hara-Yasujiro-Ozu-01

O trabalho de ambos começou em 1949 e terminou somente em 1961, ou seja, foram 12 anos de parceria criativa, além de seis filmes.  Suas personagens se dividiam entre mulheres que se permitam expressar individualmente ou que representavam personificações da família tradicional.

tumblr_m0so8ooKXl1qf7r5lo1_1280

Pai e Filha (1949), Também Fomos Felizes (1951), Era Uma Vez em Tóquio (1953) são produções que fazem parte da trilogia Noriko, onde a atriz interpreta uma mulher com o mesmo nome. Personagens diferentes, mas que se conectam com as outras obras. Crepúsculo em Tóquio (1957), Dias de Outono (1960), Fim de Verão (1961) finalizam a parceria entre o diretor e a atriz.

latespring2big

Uma das características mais vitais em suas atuações é um sorriso enigmático, cheio de ambiguidade, beira a felicidade, mas ao mesmo tempo é melancólico. Nunca sabemos definidamente qual é o seu verdadeiro sentido. Uma das maiores atrizes do cinema japonês de todos os tempos.

Anúncios

Uma resposta em “SETSUKO HARA E OZU

  1. Pingback: VIDA DE CASADO | LA PODEROSA

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s