ARQUIVO-X: TERCEIRA TEMPORADA

The-X-Files-041Nesta etapa, a série de Chris Carter vai mais além e começa a atingir o ápice após criar a mitologia. Os dois primeiros episódios dão continuação a saga de Fox Mulder (David Duchovny) no Novo México em busca de pistas escondidas pelo governo sobre a evidência de seres extraterrestres. Como diria o personagem: “Muitas coisas não estão no mapa deste país”.

Primeira Temporada

Segunda Temporada

cap144Nos episódios The Blessing Away e Paper Clip, Mulder e Dana Scully (Gillian Anderson) chegam ao ápice de suas investigações.  Chegaram a um patamar que se tornaram criminosos sob o olhar do governo. Fato que teve implicações familiares dos protagonistas. Ligação com o nazismo, a possibilidade de criar uma raça unindo homens e aliens.

Várias respostas e dúvidas ao mesmo tempo. A cena em que os dois encontram um cofre galpão cheio de documentos é incrível.  Uma abertura de possibilidades e inquietação,  uma trilho cheio de arquivos.  Como se estivesse salvo em um lugar fora da Terra. A mistura com crenças indígenas e âmbitos tecnológicos serve para a criação de várias metáforas.  Skinner também mostra sua verdadeira identidade.

xf3-2p2

A dupla também enfrenta um garoto pode manipular eletricidade; um maníaco que ataca videntes; um preso que morre na cadeira elétrica e volta pra fazer vingança com os que lhe atormentaram; um homem que ataca mulheres com ácido estomacal; um soldado americano da Guerra do Golfo que usa sua alma para atacar inimigos. Apesar das circunstâncias,  ele é um homem vivo.

Um caso envolvendo características demoníacas e um stigmata; uma infestação de baratas e uma reflexão sobre a evolução do ser humano; atividade cósmica rara e clima de seita satânica em uma pequena cidade americana; um homem com a habilidade de induzir os outros por meio de sua vontade, mesmo que isso custe vidas; escavações no Equador libertam a maldição de uma lenda; uma crença milenar chinesa e um jogo de roleta russa envolvendo órgãos. Um dispositivo de TV que coloca os piores pesadelos na realidade e faz com que cada haja em função deste medo.  Um experimento que não se sabe quem é o manipulador e o manipulado. Ou seja, trabalho é o que não falta para compor o Arquivo-X.

Mulder_Alien_Ship_Strughold_Mine_Paper_Clip

A temporada também reserva mais destaques como nos episódios Nisei e 731. Um vídeo com uma suposta autópsia de um alien vira mais uma caçada para Mulder. Novas respostas surgem sobre a abdução de Scully. Será que existem mesmo alienígenas? Quando a dupla parece chegar mais perto, mais longe ficam e coloca em dúvida todo o trabalho que já foi feito. Em Piper Maru e Apocrypha, os protagonistas enfrentam a existência de alien em uma substância achada em um navio francês e mais uma vez temos a presença de Alex Krychek. Apesar das dificuldades, os personagens ganham um novo fôlego para investigações.

Em Avatar, Skinner vira suspeito de um assassinato e seu lado intransponível fica vulnerável com um fato sobrenatural. Mulder e Scully tentam retribuir o apoio recebido do chefe e decidem ajudá-lo a esclarecer o caso.

cap054

Quiremeg coloca a dupla para identificar uma série de desaparecimentos em uma pequena cidade. O alvo é o Big Blue, um tipo de monstro do lago. O episódio mostra um Scully bem cética e um Mulder… Como um Mulder de sempre.  A expectativa é no nível de Tubarão (Steven Spielberg),  onde a revelação é sempre omitida para o crescimento da tensão.  Isolados a deriva no lago,  Scully mostra sua visão sobre um homem que segue suas xfiles-talithacumi35obsessões acima de tudo como Ahab em Moby Dick. (Um Mulder na literatura).

O desfecho fica por conta de Talitha Cumi, onde um homem que pode curar qualquer um é o efeito catalisador que traz à tona todos os mistérios investigados pela dupla. A revelação sobre a existência de vida alienígena e o paradeiro da irmã de Fox servem de gancho para a quarta temporada. Pela primeira vez, o homem do cigarro mostra suas fraquezas e aquele inimigo com uma arma com um som demoníaco está de volta.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s