NIGHT AND FOG

689233840

night-and-fog-dvdUm documentário sobre o holocausto. Existem tantos, porém poucos conseguem atingir alto nível de dramaticidade e questionamentos como Night and Fog, de Alain Resnais.

Nas palavras do ensaísta Philip Lopate, o trabalho do diretor francês é um “antidocumentário”, pois é impossível documentar esta realidade particular cheia de ódio. O papel de Resnais é questionar e tentar entender o que aconteceu dez anos depois dos campos de concentração serem libertados, onde as feridas estão extremamente abertas e o silêncio dos campos  Auschwitz e Majdanek grita a cada imagem. As palavras do poeta francês Jean Cayrol (Ex-prisioneiro em um campo nazista) e a música de Hanns Eisler ajudam a criar a atmosfera.night-and-fogAs imagens se alternam entre o preto e branco do passado com o colorido do presente, mas não fica restrito as duas temporariedades, olha mais além, para o futuro. Coloca no quadro a ironia de construções que descontruíram a vida.O melodrama gratuito que marca muitas produções do gênero, Resnais foca nas ruínas e na desolação.

Night-and-Fog-Alain-Resnais-DVD-Review1

Para François Truffaut, Night and Fog é um dos maiores filmes já feitos. A ação se concentra no período após o conflito, onde a realidade só mostra o vazio por todos os lados assim como neorrealismo de Roberto Rossellini em Alemanha Ano Zero (1947).

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s