A DILIGÊNCIA DE JOHN FORD PT 2

Liberty-Valance-CastHEY, PILGRIM! YOU FORGOT YOUR POP-GUN!

936full-the-man-who-shot-liberty-valance-posterO Homem que Matou o Facínora é a lápide no mito que John Ford construiu em relação à América por meio de seus filmes. Tom Doniphon (John Wayne) é um homem acostumado com as loucuras da vida no Velho Oeste, longe do homem letrado representado por Ransom Stoddard (James Stewart), um advogado, seguidor da lei, que se mostra incrédulo pela violência e liberdade de Liberty Valance (Lee Marvin) na cidade de Shinbone.

Por mais que seja um dos trabalhos mais amargos, John Ford sabe manusear a comédia em seus filmes como poucos, algo recorrente em toda a sua carreira. O jornalista Dutton Peabody (Edmond O’Brien) e o nada corajoso xerife Link Appleyard (Andy Devine) são os responsáveis pelos maiores momentos cômicos do longa.

still-of-james-stewart-and-vera-miles-in-the-man-who-shot-liberty-valance-(1962)-large-pictureO diretor propõe um novo olhar sobre “os restos decrépitos de uma causa perdida” de uma nação. Pego o termo em aspas de um texto de Jonathan Rosenbaum sobre o próprio Ford. A lenda vira a realidade na sequência em que ficamos sabendo sobre a verdadeira identidade de quem matou Liberty Valance.

O personagem de James Stewart não consegue viver com o sangue entre as mãos, contudo a mentira que impulsionou sua carreira na política vai acompanhá-lo pela eternidade, mesmo que lhe traga o peso e a poeira do passado. A verdade é espinhosa como o cacto que Tom Doniphon cultivava em seu rancho, que quase se tornou a casa de Hallie(Vera Miles), a mulher de Ransom Stoddard.

Man-Who-Shot-Liberty-ShootoutA realidade do papel de John Wayne é a mais dura, apesar de ser o agente principal da modificação de Shinbone (E quem sabe de todo o Oeste), vira coadjuvante de sua própria história. O clima é de velório mesmo, nem o gordo xerife Link Appleyard é mais engraçado, quase não sobraram as botas do velho Doniphon. O deserto que acompanha toda a área da cidade virou um jardim, teve seus sacrifícios para se chegar a este ponto. O lugar de Tom é o mesmo de Ethan Edwards nas sombras de um passado nada glorioso. Pode se dizer que ambos saíram pela mesma porta rumo ao relento e esquecimento.

sfVkfYd

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s