ARQUIVO-X: QUARTA TEMPORADA

xfiles-mythology-guide-season4-670x400A série passa por um momento em que tudo – descoberto até então – pode ser obra de pura conspiração para fingir a existência de extraterrestres. O que é verdade e ficção se misturam na jornada envolvendo Fox Mulder (David Duchovny) e Dana Scully (Gillian Anderson).

Os dois precisam enfrentar um invencível alienígena assassino para proteger o traidor da conspiração que poderá levá-los para a verdade… e salvar a vida da mãe de Mulder, mais perguntas aparecerem sobre o suporto aparecimento de sua irmã. Apesar das dificuldades, a postura de Fox preocupa os seus inimigos, pois um homem, sem nenhum vínculo no mundo, não tem nada a perder.

ESPECIAL ARQUIVO-X

x-files-season-4-7-musings-of-a-cigarette-smoking-manAlguns episódios são memoráveis como The Field Where I Died, onde uma investigação sobre um culto religioso leva Mulder de volta às suas vidas passadas. Scully sempre será sua parceira não importa a época, mas o Cancer Man será sempre um perigo. Musings of a Cigarette Smoking Man traz à tona um pouco sobre a origem de um dos personagens mais obscuros da série, um homem que sempre esteve no caminho para mudar os rumos da história como a morte do presidente John F. Kennedy e de Martin Luther King Jr., manipulação de resultados no Super Bowl, OVNI.

xfiles-home-mulder-scully-640x427Em Paper Hearts, Mulder se depara com um caso antigo de um molestador de crianças, onde a sua imersão no caso pode ter criado uma conexão psíquica com o criminoso. Até o desaparecimento de sua irmã Samantha pode ganhar um novo rumo. A cena final no ônibus mistura o subconsciente e a dura realidade na vida Fox.

Never Again coloca Dana como centro das atenções, ela enfrenta Fox (Nem tudo gira em torno de você, Mulder). Poderia ser um episódio tapa-buraco da série, mas é uma reflexão sobre a personagem e sua vida. Andar pelo trilho infinito dos X-files parece não ser o seu objetivo para a vida inteira.

A personagem também é protagonista de Memento Mori, um dos momentos em que Dana mostra mais uma vez sua força. Apesar ser cética, ela protagonizou vários momentos inexplicáveis. Agora precisa lutar contra um câncer que tem ligação com sua suposta abdução na segunda temporada. Fox mostra sua preocupação e proximidade com sua parceria em busca da verdade. Skinner está ao lado da dupla mais uma vez. Mesmo que tenha que vender sua alma ao diabo (Câncer Man).

maxTambém não faltaram casos rotineiros como um clã selvagem e homicida de deformados por se reproduzirem incestuosamente; uma lenda africana onde uma criatura rouba a pigmentação da pele de outras pessoas; um assassino psicótico que deixa vestígios de seus crimes por meio da psico-fotografias; um culto satânico em um hospital; um homem capaz de se regenerar com uma vida infinita; a lenda mexicana do chupa-cabra e a contaminação de uma substância alienígena se juntam para dar trabalho para a dupla. Um homem judeu que volta a vida de maneira diferente; um veterano da Guerra do Vietnã que tenta se vingar de figurões do exército americano e expor uma conspiração. Sumir é seu trunfo principal. Uma viagem no tempo e um futuro que um homem deseja evitar.

Os casos envolvendo aliens trazem várias camadas da conspiração como um meteorito de Marte que causa um pandemônio, onde Mulder tenta ir atrás de todas as pistas em busca da verdade, inclusive ir até um lugar desconhecido da Rússia. Krycek retorna. A decisão de ocultar a verdade é sempre a mesma. Não importa se vai causar a morte de civis sem nenhum propósito.

1436794075_x-files-photos-memento-moriSmall Potatoes é um dos episódios com um tom mais cômico. Um homem que pode adquirir a feição de qualquer pessoa e por ter um rabo é alvo de investigação. Tudo se encaminhava para um caso envolvendo extraterrestre. Porém, existe mais uma reflexão no relacionamento de Mulder e Scully. Demons coloca Mulder como suspeito de assassinato após fazer parte de um experimento que prometia clarear o seu passado, mas acaba trazendo velhos demônios.

O fechamento vem com Gethsemane. Mais um típico episódio em que tudo favorece e desfavorece na hora de trazer à tona evidências da existência de extraterrestres. Scully joga tudo para o alto, ao mesmo tempo que tudo faz parte de plano da dupla. Ou seja, uma conspiração dentro da conspiração. Trazer a verdade por meio da mentira.

Anúncios

Uma resposta em “ARQUIVO-X: QUARTA TEMPORADA

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s