AS IMAGENS HOJE SÃO O ASSASSINATO DO PRESENTE

ADEUS A LINGUAGEM4adeus à linguagemJean-Luc Godard é um experimentador por natureza, sempre fez isso em seus trabalhos por meio do som e da imagem. Sua composição questiona o mundo e o próprio cinema, estar à frente de um filme desse cineasta é um exercício para descobrir onde estamos presentes.

Esse lado multifacetado está em Film Socialisme (2010) e Les Trois Désastres, um dos fragmentos de 3x3D. Agora Godard está de volta ao 3D em seu mais novo lançamento: Adeus à Linguagem (Adieu au Langage, 2015).  O longa dialoga bem com seus últimos trabalhos no sentido de fragmentação do mundo.

LANGAGE_04Temos um casal em crise, o fantasma do nazismo, o escritor que adquiriu todo seu conhecimento por meio dos livros e não pelo Google. Somos jogados de um lado para outro e, por vezes, enxergamos o mundo até pela visão de um cachorro. Sim, Godard em plena forma e provocando a cada frame.

O cineasta usa o 3D para mostrar a demasia da imagem nos dias de hoje: “As imagens hoje são o assassinato do presente”. Com os recursos cada vez mais avançados de celulares, todos podem fazer seu próprio filme, o 3D trouxe novos ocupantes para as maiores bilheterias do cinema. Vivemos mesmo a evolução ou estamos em um declínio em que não conseguimos mais discernir nada?

adeus-a-linguagem3O filme pode ser considerado chato e sem ação pela maioria, mas Godard decreta “Todos os que não têm imaginação refugiam-se na realidade”. O mestre critica a nova técnica cinematográfica que virou moda e mostra sua devoção aos mestres que o influenciaram nas telonas. O cinema de Godard exige tempo, porém a estética do videoclipe/social media tomou conta da sociedade, o esgotamento impede de identificar as camadas que envolvem essa grande obra.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s