LAS INSOLADAS

20150724-las-insoladas-novas-2Medianeras trouxe à tona as angústias de uma vida contemporânea dos grandes centros urbanos. Um filme frio e mais escuro que reflete a atualidade de Buenos Aires e pode se dizer de muitas cidades pelo mundo. Gustavo Taretto volta mais uma vez a capital argentina para mostrar as amarguras econômicas de uma geração com o longa Las Insoladas.

A história se passa na Argentina dos anos 1990. Na véspera do Ano Novo, seis amigas (Vividas pelas atrizes Carla Peterson, Luisana Lopilato, Marina Bellati, Maricel Álvarez, Violeta Urtizberea e Elisa Carricajo) tomam sol no terraço de um prédio. Elas são colegas da aula de dança, e dentro de algumas horas, devem participar de uma competição de salsa.

maxresdefaultEnquanto tomam sol, começam a falar sobre seus sonhos. Todas desejam viajar para algum lugar distante, onde podem tomar sol em uma praia de verdade. Na intenção de descobrirem Cuba, elas fazem um pacto: vão economizar dinheiro juntas, para conhecerem Havana no próximo Ano Novo.

Enquanto o frio e a sombra dominavam os protagonistas do primeiro longa do diretor, o sol escaldante é responsável por catalisar as ansiedades da sociedade argentina da época (Ou também dos dias atuais). Os fantasmas e o sinal de mau agouro do ex-presidente Carlos Menem e a ilusão da igualdade entre peso e dólar na Argentina dos anos 1990 são bem presentes. Uma situação que culminou nas crises econômicas que atingem o país há vários anos, onde a moeda americana ganhou até o apelido de dólar Messi.

A estética de Taretto trouxe uma atmosfera quase teatral, o passar do dia é marcado com as mudanças de posição do sol. Um dia que parece interminável. Um divã banhado de sol, vodka com coca, alfajor e um fumo de maconha.

O filme evidencia as nossas reflexões e preocupações mesmo estando em momentos de diversão. E também é esperançoso, o povo latino americano sempre sofreu, contudo sempre manteve suas esperanças. E ainda mantém, a cumplicidade entre as amigas em busca de um objetivo é a prova cabal.

Anúncios

Uma resposta em “LAS INSOLADAS

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s