17ª EDIÇÃO DO FESTIVAL DO RIO

Francofonia3festival-do-rio-20152De 1º a 14 de outubro de 2015, o Rio de Janeiro será a capital mundial do cinema. É quando acontece a 17ª edição do Festival do Rio, trazendo centenas de títulos de mais de 60 países. Além das mostras já tradicionais, como Panorama, Expectativa, Première Brasil, Midnight, Première Latina etc., teremos ainda esse ano uma seleção suculenta de recortes especiais.

Na programação, o evento traz homenagens ao Cinema Noir Mexicano, e aos diretores Hal Hartley Wes Craven, exibirá novos trabalhos de Nanni Moretti, Wim Wenders, Aleksandr Sokurov, Philippe Garrel, Jerzy Skolimowski, Takashi Miike, Tsai Ming-liang, Peter Bogdanovich, Guillermo Del Toro, entre outros.SG-characters-drawn-by-FSCNightmareEste ano, o Festival do Rio homenageia um dos estúdios de animação mais importantes do mundo, o japonês Studio Ghibli. Criado em 1985 pela dupla Hayao Miyazaki e Isao Takahata, a empresa já produziu mais de 20 longas e segue em plena atividade. O já clássico A viagem de Chihiro (2001) ganhou o Oscar de melhor animação e o Urso de Ouro de melhor filme no Festival de Berlim. Entre seus sucessos, estão filmes como Meus vizinhos, os YamadasPorco RossoTúmulo dos vagalumesPonyo – Uma amizade que veio do marMeu amigo Totoro (foto) e muitos outros.

Mostra Orson Welles in Rio coloca o Festival do Rio no circuito mundial de comemorações do centenário do nascimento do diretor, ator, dramaturgo e radialista americano que marcou o século XX como uma de suas mais instigantes e criativas personalidades.

orsonwell_f01cor_2015110548Além de uma seleção criteriosa de filmes, que enfatiza os inacabados e os restaurados, o Festival, em parceria com o Centro Cultural Banco do Brasil e a Universidade Federal Fluminense, ainda promove mesas e encontros no CCBB, com a participação dos mais importantes críticos e especialistas de uma obra marcada pela complexidade e pela inquietude.

A mostra vai priorizar obras raras como Wellesiana: Raridades de Orson Welles, Too Much Johnson, redescoberto em 2014, Soberba, as versões restauradas de Otelo Falstaff – O toque da meia noite, a versão integral da série documental Volta ao mundo com Orson Welles, realizada para o canal de TV britânico ITV e que será exibido em duas partes, e três documentários a respeito do cineasta.

distintoa_f01cor_2015111676Para conferir a programação na íntegra e mais informações é só acessar http://www.festivaldorio.com.br/

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s