RETROSPECTIVA JEAN-LUC CINÉMA GODARD

21791260326_c145de6d84_kNo próximo dia 3 de dezembro, o cineasta franco-suíço Jean-Luc Godard completará 85 anos de idade. Para celebrar, a Heco Produções e o Centro Cultural Banco do Brasil realizam RETROSPECTIVA JEAN-LUC CINÉMA GODARD, uma mostra completa que exibirá todas as obras do diretor de 21 de outubro a 30 de novembro. O evento acontece simultaneamente nas unidades do CCBB de São Paulo, Rio de Janeiro e São Paulo. A curadoria é do cineasta e produtor Eugenio Puppo.

21826957251_94516b98d0_kJean-Luc Godard é autor de um cinema que reflete sobre as contradições e os dilemas da sociedade ocidental no século XX. Seu nome tornou-se adjetivo que designa um tipo de cinema inventivo, que experimenta e amplia os limites da linguagem cinematográfica. A mostra contempla a produção do cineasta em seus mais de 60 anos de carreira, com a exibição de 104 obras do diretor vindas da França, entre longas, médias e curtas-metragens, séries televisivas, filmes publicitários e vídeo-cartas, que exploram os temas mais variados. Serão exibidos desde os primeiros curtas do diretor, ainda nos anos 1950, como ‘Operátion Béton’ (1954) e ‘Une femme coquette’ (1955), passando pela fase do Grupo Dziga Vertov, até seus filmes mais recentes, como ‘Notre musique’ (2004), ‘Film Socialisme’ (2010) e ‘Adieu au langage’ (2014).

A retrospectiva vai apresentar duas raridades da filmografia do cineasta: uma reconstituição que Godard realizou do longa-metragem ‘esquecido’ “Salve a vida (quem puder)” e um episódio abandonado de “Seis vezes dois” (série com 12 programas). As duas obras foram exibidas pouquíssimas vezes e serão trazidas pelo professor inglês Michael Witt, diretor do centro de pesquisa em filmes e cultura audiovisual da universidade de Roehampton, Londres, autor de Jean-Luc Godard, Cinema Historian (Indiana University Press, 2013) e coeditor de Jean-Luc Godard: Documents (Éditions du Centre Pompidou, 2006). Além de apresentar os filmes, Witt também fará uma palestra no CCBB.

21827160111_7f9fea05f5_k

“Ao trazer obras nunca exibidas no país, a homenagem pretende inaugurar uma nova perspectiva de debate nacional em relação à filmografia do cineasta, referência para diretores de várias gerações e nacionalidades”, afirma o curador da mostra, Eugenio Puppo.

A programação também terá cursos e debates. O catálogo contará ainda com seis ensaios escritos por Alain Bergala, professor da Université Paris III – Sorbonne Nouvelle, colaborador da revista Cahiers du Cinéma e autor de Jean-Luc Godard par Jean-Luc Godard e Godard autravail; Raymond Bellour, professor da Université Paris III – Sorbonne Nouvelle e coautor de Jean-Luc Godard: Son + Image; Nicole Brenez, autora do livro Cinéma/Politique; Mateus Araújo, o professor e doutor; Michael Witt, autor de Jean-Luc Godard, Cinema Historian e Ruy Gardnier, o professor e crítico de cinema.

21827160111_7f9fea05f5_k

Para mais informações é só acessar o link abaixo:

http://culturabancodobrasil.com.br/portal/retrospectiva-jean-luc-cinema-godard/

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s