#MOSTRASP: CLÁSSICOS 2

rocco-and-his-brothersRocco e Os Seus Irmãos (Rocco e i Suoi Fratelli, 1960), de Luchino Visconti

tumblr_nojacvBhnd1r4lsbyo1_1280O filme traz a jornada da família Parondi que migra do Sul do país para a metrópole Milão. O neorrealismo de Visconti faz um recorte para falar do contexto social que vivia o país na época, uma transformação (desigualdade) social que não parou após o período da Segunda Guerra Mundial.

A união da família é colocada em xeque por Simone (Renato Salvatori), um homem que se aventurou pelo lado mundano da cidade grande se envolvendo com a prostituição, bebedeira, jogos. Rocco (Alain Delon) já é o fator equilíbrio, um homem que tenta preservar a atmosfera trazida do Sul. Passou pelo exército, sempre trouxe dinheiro pra casa e até desiste de Nadia (Annie Girardot). Deixa a loucura e a fixação do irmão prevalecer.

Mostra InternacionalNadia sempre viveu dos programas pelos subúrbios da cidade italiana, com seu jeito sedutor, sempre teve qualquer homem que desejasse. Rocco é o único que a enxerga como mulher, e não como objeto sexual. A cena que revela a armadilha formada por Simone para acabar com o casal tem um efeito claustrofóbico que vai encurralando os personagens. A sequência traz a dureza da nova vida que se sobrepõe a uma família que já não existe mais. O passado está preso na estante pelos retratos guardados da viúva Rosaria (Katina Paxinou).

Apesar da tensa realidade, Visconti também insere a comédia de uma típica família italiana como a conversa sempre no tom alto, a mãe super protetora e as risadas em demasia. A sequência final com o irmão mais novo  – Lucca (Rocco Vidolazzi) – é a mensagem síntese da trama, a criança que vai herdar todo aquele mundo, que se despede e vai correndo pela rua até sumir no horizonte. Uma mistura de inocência e alegria, um sinal de esperança.

One of Hitchcock’s first ever films is based on the story of Jack The Ripper. On hearing news of the seventh murder by ‘The Avenger’, Daisy decides to stay with her parents. She is a blonde model, and all the victims have been blonde, and killed on a Tuesday. Permanently visiting is Joe, a detective, who is attempting to woo Daisy. However, her mother rents a room out to a lodger to whom Daisy is attracted. The two venture out for the evening one Tuesday and Joe takes the opportunity to search the lodger’s room. There he finds a gun, press clippings of the killings and a map of the murders.  Stars: Ivor Novello as Jonathan Drew, The Lodger, June as Daisy Bunting, Michael Keen as Joe Chandler

O Inquilino (The Lodger, 1927), de Alfred Hitchcock

O primeiro filme hitchcockiano que tem características que o consagraram e o marcaram para sempre na história do cinema. No longa, um serial killer conhecido como “O Vingador” está à solta em Londres, assassinando mulheres loiras. Um homem misterioso chega à casa do Sr. e da Sra. Bunting procurando um quarto para alugar. Um dos detetives designados para o caso, namorado da filha dos Bunting —uma modelo loira—, começa a suspeitar que o inquilino possa ser o suposto assassino.

Gestos e objetos ganham a tela com o teor macabro, nada escapa, tudo ganha um contexto matador e uma potencial arma. Hitchcock mostra o porquê é um mestre em manipular imagens. Filme mudo, mas que fala com cada sequência na tela.

LOS ANGELES - 1955: Actor James Dean poses for a Warner Bros publicity shot for his film 'Rebel Without A Cause' in 1955 in Los Angeles, California. (Photo by Michael Ochs Archives/Getty Images)

Juventude Transviada (Rebel Without a Cause, 1955), de Nicholas Ray

Jim Stark (James Dean) fica entre uma mãe autoritária e um pai omisso, Judy (Natalie Wood) sofre a truculência do próprio pai e John Crawford (Sal Mineo), conhecido mais como Platão, simplesmente se acostuma com a vida com a ausência dos pais.

Apesar do título, o filme mostra o American Way of life deu errado, Nicholas Ray revela o que acontece por trás da cortina de uma nação que era considerada perfeita. Uma sociedade sem base, o filme exibe uma geração sem rumo e perspectiva no futuro. A causa está aí!

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s