#MOSTRASP: KITANO, DEEPHAN E VECCHIALI

RYU_3688_
Takeshi Kitano
é uma referência no mundo do cinema yakuza. Em Ryuzo E Os Seus Sete Capangas (Ryûzô To 7 Shichinin No Kobun Tachi, 2015), o diretor coloque em xeque todo o mundo criado com seus filmes clássicos, faz uma espécie de “Os Imperdoáveis” do gênero, calcado mais na comédia. Aposentado e descartado pela família de seu filho, Ryuzo, ex-chefe da máfia japonesa yakuza, está levando uma vida tediosa. Cansado de ser tratado como velho, ele convida o antigo tenente Masa para beber.

Mostra InternacionalRYU_7335

Conversando sobre os bons tempos e os antigos membros da yakuza, eles decidem organizar um encontro. Cinco homens aparecem e concordam em formar um grupo dos melhores —o Hall da Fama da Yakuza. Hoje, a máfia não rivaliza com outras famílias, e sim com organizações com cara de multinacionais, onde tudo é “aprovado e dentro da lei”. Os personagens vivem uma era mais do que crepuscular. Uma homenagem também ao Steve McQueen no clássico Bullitt (1958), de Peter Yates.Cest-lamour-10Paul Vecchiali vem mais uma vez trazer reflexões sobre relacionamentos em É O Amor (C`Est L`Amour, 2015) assim como no primoroso Noites Brancas no Píer. No filme, um triângulo amoroso se forma, com uma estética minimalista, o diretor encena duas vezes a mesma cena focando em um personagem por vez. A mesma sequência pode ter variações e outras reflexões com a mudança de ponto de vista, seja o homem ou a mulher.

Com direção do francês Jacques Audiard, Deephan – O Refúgio (Deephan, 2015) veio com a fama de ter sido o vencedor da Palma de Ouro no Festival de Cannes. Na trama, para escapar da guerra civil no Sri Lanka, um ex-soldado, uma jovem mulher e uma garota fingem ser uma família. O trio acaba se estabelecendo em um projeto habitacional nos arredores de Paris. Eles mal se conhecem, mas tentarão construir uma vida juntos em um bairro tomado pelo tráfico.

DHEEPAN_Still

O longa parte de um argumento interessante, principalmente na questão dos refugiados, contudo acaba declinando. Vira uma ação barata. A reflexão e o contexto social simplesmente desaparecem.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s