QUEM SÃO OS ZUMBIS DE VERDADE?

Dawn.of_.the_.Dead_.1978.1080p.BluRay.DTS-19

Se em A Noite dos Mortos Vivos (Night of the Living Dead1968), George Romero colocou os filmes de zumbi em um novo patamar, O Despertar dos Mortos (Dawn of the Dead, 1978) traz a obra-prima máxima do gênero com uma crítica ainda mais ácida e pessimista em relação ao futuro. Um longa que dialoga extremamente com os dias atuais.

dd3No longa de 1968, a questão do apocalipse zumbi era algo desconhecido, mas 10 anos depois, os mortos-vivos são uma constante na sociedade. Uma das personagens trabalha em uma emissora que exibe uma programação ininterrupta sobre os desdobramentos do caos. Existe até comentaristas para a questão, ninguém consegue chegar a uma conclusão, o sono vira pesadelo.O decorrer do filme mostra que os Estados Unidos está sendo devastado por uma epidemia que transforma pessoas em comedores de carne fresca. As causas são desconhecidas, mas todos os cadáveres que são afetados pelo vírus se tornam mortos-vivos, famintos por carne humana.

DawnoftheDead19780394dotd3

Diante deste cenário de caos e desolação, o governo recruta uma equipe para acabar com a ameaça. Dois membros dessa equipe, Peter (Ken Foree) e Roger (Scott Reiniger) foram incumbidos de exterminar os zumbis de um conjunto habitacional em Pittsburgh. A cena coloca toda a truculência e mentalidade selvagem do grupo, o gatilho é acionado para onde o nariz apontar. Não existe distinção entre os monstros e os latinos no prédio. O ódio deixa os agentes cegos, prontos para qualquer barbárie. Os caipiras de A Noite dos Mortos Vivos usam farda dessa vez, a insanidade é oficial.

A missão fica complicada e os agentes Peter e Roger pedem ajuda a Stephen (David Emge), um piloto de helicóptero e sua namorada Frances (Gaylen Ross). Os quatro sobrevoam boa parte do tempo, contudo seguem a esmo e decidem se refugiar em um shopping local.

dawnofthedead3O lugar que era para ser um esconderijo vira uma festa de saques em lojas de roupas, joias, roubo de dinheiro nos caixas, jantares em restaurantes caros em pleno no apocalipse. Os zumbis ficam loucamente batendo nas vitrines em busca de mais vítimas. Uma situação igual às pessoas quando estão na época da Black Friday, por exemplo.unnamedMesmo numa situação limite, a sobrevivência é deixada de lado, o consumismo ainda é vital para o Homem, independentemente de qualquer coisa. A arrogância toma conta dos personagens, algo que pode custar a vida de todos. Uma sequência área traz os mortos-vivos hipnotizados pelas vitrines. Uma circunstância muito cotidiana da nossa realidade, neste momento, George Romero coloca em tona uma reflexão: Quem são os zumbis de verdade?

 “Quando não houver mais espaço no inferno, os mortos caminharão sobre a Terra.”

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s