MARCO BELLOCCHIO E A 40ª MOSTRA

poster40mostra2016_alta

E lá se vão 4 décadas de um dos maiores eventos do país voltado para o audiovisual.Nesta 40ª Mostra, a arte do cartaz é assinada por Marco Bellocchio, que será homenageado pelo evento com o Prêmio Leon Cakoff e a apresentação de seu mais recente longa, BELOS SONHOS (Fai Bei Sogni), além de outros 11 títulos do diretor, incluindo o curta PAGLIACCI.

A inspiração do diretor para o pôster é em seu filme BOM DIA, NOITE (Buongiorno, notte), que é baseado no livro Il Prigioneiro, de Anna Laura Braghetti, onde a autora narra o sequestro do ex-primeiro ministro italiano Aldo Moro.

Bellocchio conta o que o inspirou na criação da arte do pôster:

“Quando me pediram para fazer uma arte original para o cartaz da Mostra, eu a compus com uma parte do desenho que eu fiz para o filme Buongiorno, Notte, reelaborando-o – fazendo assim um desenho original. Não sei se é bonito, ou feio, mas me parecia, em relação ao meu trabalho e à minha imagem, bastante significativo. Tentei aproximar formas diversas que tivessem um forte significado referente à minha história e Buongiorno, Notte é como o centro do meu trabalho. É um filme feito no início dos anos 2000, mas ao mesmo tempo concentra também toda uma série de experiências minhas, também de envolvimento político”. 

giovanna-mezzogiorno-e-filippo-timi-in-una-scena-del-film-vincere-di-marco-bellocchio-117393

Os 11 títulos do diretor que integram a programação da Mostra são: 

DE PUNHOS CERRADOS (1965)

O DIABO NO CORPO (1986)

INTRUSA(1999)

A HORA DA RELIGIÃO(2002)

BOM DIA, NOITE (2003)

IRMÃS JAMAIS (2006)

VINCERE (2009)

A BELA QUE DORME (2012)

SANGUE DO MEU SANGUE (2015)

BELOS SONHOS (2016)

PAGLIACCI – curta (2016)

PATROCINADORES DA 40ª MOSTRA

Apresentam a 40ª MOSTRA o GOVERNO FEDERAL – MINISTÉRIO DA CULTURA, PETROBRAS, GOVERNO DO ESTADO DE SÃO PAULO e PREFEITURA DE SÃO PAULO. O evento conta com o copatrocínio do BNDES – BANCO NACIONAL DE DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO E SOCIAL e do ITAÚ; apoio institucional do PROAC SP, SPCINE, SABESP a parceria do SESC 70 ANOS e da CPFL ENERGIA; a colaboração do AUDITÓRIO IBIRAPUERA – SECRETARIA DO VERDE E DO MEIO AMBIENTE do INSTITUTO BACCARELLI e da IMPRENSA OFICIAL DO GOVERNO DO ESTADO DE SÃO PAULO e a promoção da FOLHA DE S.PAULO, da GLOBO FILMES, da TV CULTURA, doTELECINE, do CANAL ARTE 1, da RÁDIO BANDEIRANTES e da RÁDIO BAND NEWS.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s